Um avião de pequeno porte caiu na tarde desta quarta-feira (6) no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. Segundo a apuração da Itatiaia, a aeronave do acidente é do modelo Cessna 208 Caravan. A aeronave, que é da Polícia Federal, estaria em manutenção em um hangar do terminal. Segundo o Corpo de Bombeiros,
Imagens que circulam nas redes sociais mostram muito fogo e fumaça escura no local da queda. Veja o vídeo:
Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou que foi acionado para realizar a Ação Inicial da ocorrência. Nesta etapa, um pessoal qualificado utiliza técnicas específicas para realizar a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos da investigação, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave e o levantamento de outras informações necessárias à investigação. O órgão afirma que o inquérito será concluído no menor prazo possível.
Em nota, a Polícia Civil informou que foi acionada para fazer a perícia nos corpos. Os restos mortais serão levados para o Instituto Médico-Legal (IML) para exames. Já a Polícia Federal informou que não possui informações oficiais sobre o acidente. O Aeroporto da Pampulha informou que os bombeiros do aeroporto então acompanhando o caso e cumprindo os protocolos de segurança e atendimento.
Veja as manifestações dos órgãos e instituições após a queda do avião da Polícia Federal no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte:
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informou que foi acionado para realizar a ação inicial da ocorrência.
‘Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos da investigação, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.
A conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes’.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), disse em nota, que foi ‘acionada para deslocar a perícia oficial, a fim de serem realizados os primeiros levantamentos, e o rabecão para a remoção, a princípio, de dois corpos ainda não identificados, que serão encaminhados ao Instituto Médico-Legal dr André Roquette para os exames necessários. Demais informações poderão ser repassadas com o avanços dos trabalhos’.
A Polícia Federal lamentou o acidente e informou o nome das vítimas. ‘A Polícia Federal informa, com profundo pesar, que uma aeronave pertencente à instituição sofreu um acidente na tarde desta quarta-feira (6/3) no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte/MG. Dois tripulantes faleceram no local, os policiais federais Guilherme de Almeida Irber e José Moraes Neto. Um terceiro tripulante, o mecânico da empresa terceirizada Walter Luís Martins, foi socorrido e encaminhado ao hospital João XXIII, na mesma cidade. Ele se encontra em atendimento, lúcido e orientado.
A Polícia Federal já iniciou investigação para apurar as circunstâncias do acidente, envolvendo a aeronave Cessna Caravan 206B, e enviará nas próximas horas peritos especialistas em segurança de voo e acidentes aéreos para auxiliar nas apurações.
O Diretor-Geral da instituição, Andrei Rodrigues, também irá ao local. A Polícia Federal se solidariza com os familiares e amigos das vítimas e decreta luto oficial de três dias’.
O Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais (SINPEF/MG) também lamentou a morte dos colegas.
‘O SINPEF- MG lamenta profundamente o falecimento dos colegas Agentes de Polícia Federal, e comandantes da aeronave Cessna Grand Caravan, José de Moares Neto e Guilherme de Almeida Irber, na tarde desta quarta-feira (6), após um acidente com a aeronave.
A todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos e o desejo de que encontrem conforto nesse momento de dor’.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.