Ouvindo...

Times

Projeto de demolição de prédio com mais de 80 anos para construção de praça avança em BH

Prédio está localizado no centro da cidade

Antigo projeto da administração de Belo Horizonte teve avanços nessa sexta-feira (1). Em reunião, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) apresentou aos condôminos e comerciantes do edifício Novo Sulamérica o plano de demolição do edifício, com reconstituição da Praça da Independência.

Localizado na Avenida Afonso Pena, 981, no centro da capital mineira, o Edifício foi construído em 1940 e tem 83 anos de história. A demolição do prédio anexo ao Conjunto Sulacap-Sulamérica tem o objetivo de reconstituir a Praça, que já existia desde o projeto original.

Leia também

Processo de licitação

Com recursos da PBH, a obra de demolição do edifício anexo e de reconstituição da Praça da Independência está orçada em R$ 3,2 milhões. A previsão é de que a obra seja realizada com, no máximo, 150 dias, após o fechamento da licitação.

Histórico

O Conjunto Sulacap-Sulamérica foi projetado pelo arquiteto italiano Roberto Capello e a construção concluída em 1940. Décadas depois, em 1970, foi construído um anexo ligando os edifícios Sulacap e Sulamérica, que teria prejudicado a arquitetura e o urbanismo histórico do local.

Os primeiros passos da demolição do prédio aconteceram em agosto de 2023.

A reconstituição da praça faz parte do programa de requalificação do Centro da capital, o Centro de Todo Mundo.

* Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia
Leia mais