Ouvindo...

‘A água arrebentou a porta e entrou’, diz morador que teve casa alagada em enchente em BH

Segundo Defesa Civil, nas últimas 12 horas, choveu 60,4 mm, na região de Venda Nova

‘A água arrebentou a porta e entrou’, diz morador que teve casa alagada em enchente em BH

O dia amanheceu e para alguns moradores esta quarta-feira (24) é de contabilizar as perdas, após o forte temporal que atingiu Belo Horizonte e a Região Metropolitana na noite passada. Pessoas viveram momentos de pânico e muito prejuízo. A reportagem da Itatiaia esteve no bairro Santa Mônica, na região de Venda Nova, onde a chuva deixou estragos.

Na casa do Júlio, onde mora com sua esposa, a água subiu mais de um metro, um muro desabou e revirou todos os seus pertences pessoais. Máquina de lavar, ventilador, telhas, som, fogão, roupas, tudo que estava no local, foi destruído após a queda do muro.

De acordo com o morador, o muro foi construído pela Prefeitura, mas não foi bem feito. Estilhaços voaram a mais de 5 metros. Por sorte, Júlio disse que estava na parte de cima da casa e só viu a água subindo.

‘A gente machuca mas nem é para salvar os objetos. Somos nós mesmos, né? E quando a água arrebentou essa porta e entrou para dentro de casa, a minha esposa estava na sala, foi horrível’, disse o morador.

Júlio contou ainda, que o muro foi construído pela prefeitura após um problema em um córrego próximo.

‘Pelo visto, tudo indica que eles não fizeram a amarração perfeita, um alicerce que sustentasse. Infelizmente também foi uma chuva que não é comum, né?’, explicou o morador.

Na parte de dentro da casa, a água também deixou estragos. Comida, ração, roupas, armários e cadeiras foram perdidos. Ana Paula, esposa de Júlio, disse que tomou um susto, já que foi tudo muito rápido.

‘Eu tomei um susto, que não dá para explicar. Eu nunca vi uma situação dessas, foi coisa de filme, contando ninguém acredita’, acrescentou Ana.

Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, nas últimas 12 horas, choveu 60,4 mm, na região de Venda Nova em quase duas horas, na noite desta quarta-feira (23). Júlio disse que o momento agora é de tentar recuperar o que foi perdido.

‘Agora é caminhar, né? Seguir com o que vamos dar conta. Graças a Deus todo mundo está bem, a gente trabalha e vamos embora, tentar recuperar tudo’, disse o morador.

Veja entrevista completa:

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Tem mais de 27 anos de experiência jornalística, como gestor de empresas de comunicação em Minas Gerais. Já foi editor-chefe e apresentador de alguns dos principais telejornais do Estado em emissoras como Record, Band e Alterosa, além de repórter de rede nacional. Foi editor-chefe do Jornal Metro e também trabalhou como assessor de imprensa no Senado Federal, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e no Sesc-MG. Na Itatiaia, onde está desde abril de 2023, André é repórter multimídia e apresentador.