Ouvindo...

Golpe das Tarefas: especialista alerta para riscos de aceitar trabalhos oferecidos de forma online

Depois de pagarem pequenas quantias por curtidas em app, criminosos começam a cobrar para liberar mais ‘tarefas’ e depois somem com o valor

Golpe das Tarefas: especialista alerta para riscos de aceitar trabalhos oferecidos pelo WhatsApp

🔍🤑 Golpe das Tarefas, você já ouviu falar? Ser pago para curtir vídeos, uma foto no Instagram ou um vídeo no Youtube, parece ser bom demais para ser verdade né? E é! O chamado Golpe das Tarefas é feito por um número desconhecido que manda mensagens pelo WhatsApp, oferecendo ‘trabalho de home office’, e que paga conforme as tarefas vão sendo realizadas. Porém, nada é tão fácil quanto parece e isso é na verdade o chamado Golpe das Tarefas.

A proposta tentadora de ganhar uma boa ‘renda extra’ realizando tarefas tem deixado diversas vítimas. O especialista em Cibersegurança, Alberto Jorge, explica que os golpistas começam fazendo transferências de pequenos valores para as vítimas, mas depois passam a pedir o pagamento de quantias maiores, como parte do ‘trabalho’.

‘Ele é um ataque baseado em engenharia social, aonde é criado um contexto, uma falácia, uma história para que a vítima possa acreditar e cair. O golpista, inclusive chega a fazer algumas transferências via PIX para quem está realizando a tarefa, porém de valores muito pequenos. Só que isso, é para gerar mais credibilidade para quem está sofrendo o golpe e acreditar que ele realmente vai receber algo’, explica o especialista.

Mesmo com o momento inicial do pagamento para as vítimas, a recomendação do especialista é bloquear o contato suspeito e denunciar para a plataforma de mensagem.

‘O que normalmente é muito fácil, por trás tem alguma coisa. Então a nossa sugestão é: você sempre deve desconfiar dessas coisas que chegam milagrosamente. Principalmente para que a gente possa ganhar dinheiro. Então, desconfie. Se alguém lhe oferecer algo do tipo, por meio de aplicativos, a nossa sugestão é que você bloquei e denuncie o contato’, acrescenta.

Estelionato digital

O ‘golpe das tarefas’ ou ‘golpe da renda extra’ é crime de estelionato, previsto no artigo 171 do Código Penal, e a pena é de 1 a 5 anos de prisão.

Como agir após cair no golpe

Caso a pessoa caia no golpe, é preciso que a vítima registre o boletim de ocorrência, para que o caso seja investigado. É recomendável notificar imediatamente seu banco para que medidas adicionais de segurança sejam adotadas, como bloqueio do app e senha de acesso.

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Ana Luiza Bongiovani é jornalista e também graduada em direito. É repórter da Itatiaia.