Continua nesta quarta-feira (17) o cadastramento de vendedores ambulantes para o Carnaval de Belo Horizonte, no bairro Santo Agostino, na região Centro-Sul da capital. Após filas enormes e protestos no primeiro dia, nesta quarta, a Prefeitura de BH vai distribuir 2 mil pulseiras na abertura do credenciamento marcado para às 12h.
A reportagem da Itatiaia esteve no local nesta quarta e a fila continua enorme. Centenas de pessoas ocupam três esquinas, chegando na avenida do Contorno, no encontro com as ruas Juiz de Fora e Almirante Alexandrino, no bairro Gutierrez. De acordo com a PBH, mesmo com os limites de pulseiras, vale destacar que as pessoas que não conseguirem atendimento, deverão retornar nos próximos dias do cadastro, que vai até 26/01.
📽️ Reprodução Rádio Itatiaia pic.twitter.com/Ev5TXFVmyJ
— Itatiaia (@itatiaia) January 17, 2024
De acordo com a Prefeitura, a expectativa é cadastrar mais de 17 mil pessoas este ano, com um aumento de 10% em relação ao ano passado.
Alguns vendedores continuam na fila desde às 13h desta terça-feira (16), para conseguir a credencial. Esse é o caso da senhora Rosalva Ferreira, que está na fila desde ontem. ‘Eu cheguei ontem antes de 13h da tarde, passei a noite aqui. Eu pensei assim, na rádio e na TV eles falaram que ia dar senha, mas só que como um bom brasileiro e mineiro, a gente fica na fila. Tem que chegar antes’, contou à Itatiaia.
José Carlos Gonçalves de Souza, também é ambulante e chegou ao Colégio Marconi nessa terça-feira (16), para ficar na fila do credenciamento. ‘Ontem teve protesto mas foi pacífico. Deu essa confusão toda, sabe por quê? Porque quando deu 16h, quando deram as pulseiras, tinha umas 3 mil pessoas na fila e eles falaram que iam atender até as 20h da noite. Só que ai foi chegando perto e eles falaram que não iam atender depois do horário. Eu acho que para melhorar, eles poderiam ter começado a trabalhar mais cedo, em vez de meio-dia’, disse.
O cadastramento
O cadastramento teve inicio nessa terça-feira (16) e vai até o dia 26 deste mês. O primeiro dia foi marcado por protestos e filas quilométricas no fim da tarde. O motivo seria o fim antecipado do processo de credenciamento, já que as pulseiras entregues aos ambulantes teriam acabado. Apesar disso, a prefeitura informa que o credenciamento é ilimitado e que as pulseiras também serão entregues nos próximos dias.
O cadastramento é necessário para os vendedores que desejam trabalhar vendendo bebidas e adereços carnavalescos durante o período da folia em Belo Horizonte, isso entre os dias 27 de janeiro a 18 de fevereiro. A credencial dá ao ambulante o direito de circular pelos desfiles de blocos de rua.
O atendimento nessa terça-feira (16), foi estendido até às 22h, mas nesta quarta-feira (17), ele retorna ao horário de 12h às 20h. Este ano, o ambulante que se inscrever irá receber a credencial no mesmo dia e a Belotur ampliou a capacidade de atendimento, que passou de 800, no ano passado, para 2 mil pessoas por dia em 2024.
Segundo a PBH, o tempo médio de atendimento, após acesso ao espaço de credenciamento, é de cerca de 15 minutos para todo o processo.
O que é preciso para fazer o cadastramento?
Os que quiserem se credenciar para trabalhar no Carnaval de Belo Horizonte neste ano deverão ir até o Colégio Marconi, na rua Paracatu, nº 1.574, bairro Santo Agostinho. Para o cadastramento é necessário estar com documentos em mãos, como identidade, CPF e comprovante de residência originais.
É necessário ser maior de 18 anos e ter residência comprovada em BH para realizar o cadastro. Caso não tenha documento que comprove domicílio na capital sob sua titularidade, mas resida na cidade com familiares, basta apresentar declaração subscrita por cônjuge, mãe, pai, irmão ou irmã, com documentação que comprove.
O processo, neste ano, terá somente uma fase, ou seja, o ambulante sairá com a credencial no ato da inscrição. As regras podem ser acessadas 
A credencial é pessoal e intransferível e dá ao comerciante o direito de circular pelos Blocos de Rua, entre os dias 27 de janeiro e 18 de fevereiro. Está vedada a venda de alimentos, bebidas fracionadas e em recipientes de vidro, além da presença e comercialização em eventos privados.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. 
 
                