Ouvindo...

Nova Carteira de Identidade: segunda via fica mais cara; entenda mudanças

Valor da nova taxa será de R$ 105,59; para emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), basta acessar o portal Governo de Minas

Nova Carteira de Identidade: segunda via fica mais cara; entenda mudanças

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), já está sendo emitida em Minas Gerais desde o último dia 27 de dezembro e até agora as emissões já superam as 50 mil unidades. A Polícia Civil alerta que a população tem até fevereiro de 2032 para solicitar o documento, que em sua primeira via é gratuito.

O novo documento terá versão física e digital, com mesmo layout e com validade para o território nacional, a partir do dia 4 de agosto deste ano. A partir de agora, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), será o registro geral nacional. Mas afinal, o valor da segunda via vai aumentar?

A resposta é: SIM ✅🪪

Para emitir a segunda via do documento, o processo é muito parecido com o do primeiro. A principal diferença é que é necessário pagar uma taxa de R$ 105,59, para emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE). O valor antigo era de RS 100,74.

a primeira emissão da CIN é gratuita, independente da existência de outras vias de carteira de identidade nos modelos anteriores.

Como emitir o DAE

A guia do DAE deve ser emitida pelo site o MG Cidadão ou no PORTAL MG - e paga em Casas Lotéricas ou via PIX. Vale lembrar, que os postos de identificação não recebem o pagamento, em dinheiro. O solicitante que pagar pela internet ou PIX, deve esperar o pagamento ser processado. Na Casa Lotérica a baixa é feita na hora.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Datiloscopia do Instituto de Identificação da PCMG, delegada Danielle Aguiar, em Minas Gerais, a CIN já está disponível em todos os Postos de Identificação. Portanto, não será necessário trocar imediatamente a carteira pelo novo modelo.

Como e onde tirar a nova Carteira de Identidade?

Para solicitar a nova identidade, o solicitante deve fazer o agendamento pelo aplicativo MG Cidadão ou no PORTAL MG - caso não apareça o local desejado, orienta-se comparecer diretamente no Posto de Identificação de sua localidade.

Após o agendamento, é preciso comparecer à unidade escolhida na data e horário agendados; O cidadão deve apresentar: certidão de nascimento ou certidão de casamento, em caso de mudança de nome após o matrimônio, além de algum documento que comprove o número do CPF; você deve tirar a fotografia no momento do atendimento. Não é mais necessário levar fotos 3X4, com exceção de crianças que não possam posar sem amparo de terceiros.

Qual o prazo de entrega e onde retirar?

A nova carteira de identidade será entregue no endereço informado pelo cidadão, via Correios, no prazo de até 15 dias úteis, de acordo com a Polícia Civil.

CIN impressa e digital

A nova CIN terá também o formato digital com informações sobre tipo sanguíneo e fator RH do titular, além da disposição a doar órgãos em caso de morte e condições específicas de saúde cuja divulgação possa contribuir para preservar a sua saúde ou salvar a sua vida.

A Carteira de Identidade Nacional conta com as versões impressas - em Minas Gerais expedida em papel de segurança - e digital. Para verificar a autenticidade do documento, a CIN possui um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica.

Validade da nova CIN

A Carteira de Identidade Nacional terá validade de cinco anos para pessoas com idade de zero a 11 anos e de 10 anos, para a faixa etária de 12 anos completos a 59 anos. Para as pessoas com idade a partir de 60 anos, o documento é indeterminada.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.