Vídeos que mostram rolezinhos do grau em diversas cidades de Minas viralizaram nas redes sociais nessa segunda-feira (25) de Natal, quando a Polícia Militar (PM) registrou mais de 2 mil acionamentos de moradores incomodados com a prática. Um dos registros recebidos pela Itatiaia flagra o momento em que um policial militar acerta um motociclista com disparo de bala de borracha.
Conforme apuração da Itatiaia, ação ocorreu no bairro Palmares A, em Ibirité, na madrugada dessa segunda-feira (25). As imagens mostram o motociclista sem capacete seguindo na direção contrária àquela onde estavam os policiais e a viatura. Ele não para, e o militar atira. O motociclista desequilibra e foge. Não houve registro de ocorrência.
Assista: 📹reprodução pic.twitter.com/eRS3qDAopE
— Itatiaia (@itatiaia) December 26, 2023
A reportagem procurou a PM para saber se a conduta foi adequada e aguarda retorno.
‘Criminosos’
Em entrevista à Itatiaia, a major Layla Brunnela, porta-voz da Polícia Militar de Minas Gerais (PM), disse que os participantes de ‘rolezinhos do grau’ são criminosos. Ela prometeu ações preventivas e reforço na fiscalização no Réveillon.
A PM deve fechar o balanço de ocorrências e acionamento nesta terça-feira (26). Os rolezinhos ocorreram forma simultânea em Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ibirité, Governador Valadares, Araxá, Montes Claros, Juiz de Fora e Matias Barbosa, onde um sargento do Corpo de Bombeiros é suspeito de ter matado a tiros um motociclista que participava do movimento.
“A gente precisa tratá-los como eles são, porque são criminosos e infratores que não se preocupam com cidadão de bem, e isso a gente pode ver nas próprias entrevistas que foram mostradas. Então, essa orquestração, provavelmente via redes sociais, via grupos de WhatsApp, já está sendo monitorada tanto pelo nosso serviço de inteligência quanto pela polícia judiciária”, disse a major.