Choveu extremamente forte nas regiões Venda Nova, Noroeste e Centro-Sul de Belo Horizonte na manhã deste sábado (23), conforme informou a Defesa Civil. As regiões Oeste e Pampulha também foram atingidas pelo temporal. Com isso, o órgão emitiu um novo alerta para precipitação de até 50 milímetros com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h, válido até as 8h de domingo (24).
⚠️ Atenção: chuva de intensidade extremamente forte em Belo Horizonte. pic.twitter.com/l29tIfh5cL
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) December 23, 2023
⚠️ Atenção: chuva de intensidade extremamente forte em Belo Horizonte. pic.twitter.com/xtupFiiwrq
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) December 23, 2023
Confira as recomendações
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Até 11h15, o órgão informou que não houve registro de alagamento ou qualquer outra ocorrência relacionada ao grande volume de água.
Avenida Professor Mário Werneck, no bairro Estoril, na região Oeste de Belo Horizonte.
— Itatiaia (@itatiaia) December 23, 2023
🎥Henrique André/ Itatiaia pic.twitter.com/P1moA4XFUQ
Bairros ficaram sem luz. Segundo a Cemig, no bairro Buritis, um fio se partiu e causou o desligamento do circuito que atende parte do bairro. “O trecho já foi isolado, e restam apenas 96 clientes desligados durante os reparos. A previsão de religação é até às 26h”, informou. O mesmo problema ocorreu na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e deixou moradores do Caiçara sem eenergia. “O trecho também foi isolado, e temos 12 clientes desligados durante os reparos. A previsão é até o fim da tarde”, finalizou.
Como receber alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp:
Matéria em atualização