Ouvindo...

Chove muito em BH: veja se há risco de alagamento na sua região

Bairros ficam sem luz; defesa Civil emitiu novo alerta válido até 8h deste domingo (24)

Chove forte em BH neste sábado (23)

Choveu extremamente forte nas regiões Venda Nova, Noroeste e Centro-Sul de Belo Horizonte na manhã deste sábado (23), conforme informou a Defesa Civil. As regiões Oeste e Pampulha também foram atingidas pelo temporal. Com isso, o órgão emitiu um novo alerta para precipitação de até 50 milímetros com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h, válido até as 8h de domingo (24).

Confira as recomendações

- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Até 11h15, o órgão informou que não houve registro de alagamento ou qualquer outra ocorrência relacionada ao grande volume de água.

Bairros ficaram sem luz. Segundo a Cemig, no bairro Buritis, um fio se partiu e causou o desligamento do circuito que atende parte do bairro. “O trecho já foi isolado, e restam apenas 96 clientes desligados durante os reparos. A previsão de religação é até às 26h”, informou. O mesmo problema ocorreu na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e deixou moradores do Caiçara sem eenergia. “O trecho também foi isolado, e temos 12 clientes desligados durante os reparos. A previsão é até o fim da tarde”, finalizou.

Como receber alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

Matéria em atualização

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.