Usuários do
As mudanças também geraram impactos nesse sábado (2). Conforme a Metrô BH, que administra o transporte, a alteração será apenas até este domingo e faz parte das obras de revitalização da Rede Aérea e Via Permanente do sistema.
Até às 18h, o trecho entre Eldorado e Calafate vai operar com o intervalo de viagens de 30 minutos. Por outro lado, o trecho entre Calafate e Vilarinho seguirá com o intervalo de 15 minutos, como já ocorre aos fins de semana.
Ainda, até às 18h, os usuários deverão desembarcar na estação Calafate e pegar o próximo trem para o sentido pretendido, na via oposta em que desembarcou.
Após este horário, não haverá baldeação e os intervalos voltam a ser de 15 minutos até às 23h, quando as estações fecham.
Obras
Conforme a Metrô BH, esta é a primeira parte da revitalização da linha I do transporte, que conta com renovação, tanto da via permanente quanto da rede aérea do sistema.
“Na via permanente, haverá a substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via e dos lastros. A revitalização também abordará a troca de dormentes de concreto e de madeira e suas respectivas fixações, entre outros processos. Os usuários do metrô vão sentir os grandes benefícios que esta revitalização trará, como a diminuição de ruído durante as viagens e o aumento da velocidade dos trens, que possibilitará a diminuição do tempo de percurso entre estações, além da diminuição de atividades corretivas no horário operacional”, explica a Metrô BH.
A previsão é de que até o final de março de 2024 ocorram as intervenções do trecho entre as estações Eldorado e Carlos Prates para os serviços de rede aérea, e das estações Eldorado a Calafate para os serviços de Via Permanente. “A maior parte das obras acontecerá no período noturno e nos finais de semana, a fim de impactar o mínimo possível a circulação de trens em horário operacional”, pontua. Até 2027, as obras serão concluídas.