Após a forte chuva que atingiu Belo Horizonte, na noite desta quinta-feira (23), a Bacia de Detenção B5 amanheceu lotada. A estrutura, que fica às margens da Avenida Tereza Cristina, funciona como uma espécie de piscinão e quando chove muito, ela armazena o excesso de água e evita que os rios da região transbordem - como já aconteceu por diversas vezes na capital mineira.
Em entrevista à Itatiaia, o Prefeito Fuad Noman, do PSD, afirmou que a água que encheu a bacia poderia ter ido para a Avenida Tereza Cristina, e, em outros momentos, poderia ter provocado alagamentos e muito transtorno para cidade.
“O Córrego do Ferrugem e do Olaria deságuam no córrego ali da Tereza Cristina. Todo ano (a enchente) arrebenta asfalto, invade casas, danifica propriedades e traz prejuízos gerais. Este ano, nós fizemos um grande trabalho de criar áreas de contenção. Está dando tudo certo. A obra ainda não está 100% pronta no Ferrugem, mas já está operacional. Ela está colhendo a água e cumprindo a sua finalidade, tanto que não tivemos problemas na Tereza Cristina”, disse o prefeito.
Essa bacia de Contenção, nas proximidades da Tereza Cristina, tem capacidade para armazenar 270 milhões de metros cúbicos de água. A prefeitura afirma que ao menos outras duas obras de contenção (na Vilarinho e Praça das águas) relacionadas à chuva vão ser entregues no ano que vem.
Confira o vídeo de como ficou a bacia de contenção após o temporal que atingiu Belo Horizonte
É verdade aquela região Aquela aquele Córrego do Ferrugem o Córrego do Olaria deságua no no córrego eh eh dali da Teresa Cristina e todo ano rebentou asfalto invade casas danifica propriedades prejuízos Gerais e nós viemos esse ano fazer um grande trabalho ali de eh, eh criar aqueles aquelas áreas de contenção e Deus tá dando certo, graças a Deus a despedida não tá 100% pronto ferrugem, mas já tá operacional. Ela tá colhendo. A água tá cumprindo sua finalidade ela não tiver problema na Teresa Cristina, eu espero que a gente consiga manter esse trabalho a chuva é mantendo o padrão que vem acontecendo nos últimos anos. A gente vai com certeza vencer essa etapa ser grandes prejuízos dá temos duas grandes obras em andamento que não ficarão pronto esse ano que ela é.
A parte do Vilarinho que não tá pronto e a parte da Praça das Águas, mas que já estão começando a ter eh, um trabalho de prevenção para evitar problemas também são obras importantíssimas que a prefeitura veio trabalhando com afinco para evitar mortes e Danos materiais para a população por conta da chuva lá Vilarinho é uma obra de mais de 11 andares de profundidade, né para conter as águas também você imagina o que quer fazer um prédio de 12 andares de cabeça para baixo, né? São 33 m de profundidade 140 metros de comprimento e 40 de largura ali, eh. São dois reservatórios desse tamanho um naviolaria Nonato que vão conter essa água na época da chuva para evitar que vai e não dá Como já aconteceu tantas vezes lá é uma obra, talvez a obra de engenharia mais importante do Brasil nesse momento.