Ouvindo...

Onda de calor: termômetros passam de 36 °C e BH bate recorde para novembro

Belo Horizonte teve calor de 36,1°C na tarde deste domingo (12), batendo recorde que era mantido desde 2015; confira a previsão do tempo

Capital registrou maior temperatura para o mês de novembro

Os termômetros de Belo Horizonte registraram temperatura máxima de 36,1°C na tarde deste domingo (12). Com isso, a capital mineira registrou a maior temperatura para o mês de novembro na história, batendo um recorde de 2015. A informação foi confirmada pela Defesa Civil municipal.

Segundo o órgão, os termômetros registraram a temperatura citada entre 14h e 15h, superando por um décimo o recorde anterior, de 5 de novembro de 2015. A umidade relativa do ar mínima da capital mineira neste domingo ficou em 18% entre 12h e 16h.

Previsão do tempo para Belo Horizonte

Belo Horizonte e região metropolitana devem ter uma segunda-feira (13) de céu claro com temperatura elevada e baixa umidade relativa do ar. Na capital mineira, a temperatura mínima prevista será de 22 °C e a máxima de 37 °C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 15% no período da tarde.

Quando a onda de calor vai acabar?

A Defesa Civil de Belo Horizonte afirma que a capital mineira deve enfrentar os efeitos desta nova onda de calor até quarta-feira (15), com a possibilidade das temperaturas máximas superarem os 36º C. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) dá o mesmo prazo para Minas Gerais, com os termômetros podendo ultrapassar a barreira dos 40º C neste período. O Inmet avalia estender o alerta da onda de calor em Minas Gerais até sexta (17) ou sábado (18), e essa decisão deve ser tomada nesta segunda-feira (13).

Recomendações da Defesa Civil para os dias de calor:
  • Hidrate-se durante o dia;

  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;

  • Evite frituras;

  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;

  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;

  • Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;

  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;

  • Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.