Ouvindo...

Chuvas fortes e trovões: veja como fica a previsão do tempo para o sábado (1º) em BH

Primeiro dia de novembro na capital terá a mesma tônica de dias anteriores, com chuva e calor

Novembro começa com chuva em Belo Horizonte

Belo Horizonte terá um sábado (1º) chuvoso, segundo a previsão do tempo divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Durante o dia, o céu estará encoberto com muitas nuvens, haverá pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia.

Porém, mesmo com as chuvas, seguirá fazendo calor. A temperatura mínima ficará em 16 °C, enquanto a máxima chegará aos 29 °C, com tendência de aumento.

Ainda segundo o instituto, os ventos estarão de fracos a moderados, mas com incidência de rajadas durante tarde e noite. A umidade mínima do ar será de 40%. A máxima, de 95%.

O Inmet ainda especificou o clima em algumas localidades da capital. Na Pampulha, céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As mínimas estarão entre 17 ° e 19 °C e as máximas entre 27 °C e 29 °C.

No Santo Agostinho, céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As mínimas estarão entre 18 ° e 20 °C e as máximas entre 27 °C e 29 °C.

“Fim de semana de tempo instável em Minas Gerais. O sábado amanhece com muitas nuvens no centro-norte e leste do estado, com possibilidade de chuva isolada. Entretanto, a nebulosidade reduz ao longo do dia, favorecendo o aquecimento diurno, o que leva a condição favorável para as típicas pancadas de primavera no centro-sul e oeste mineiro.

O domingo será de sol entre nuvens em todo o estado e devido à disponibilidade de umidade tende a ser um dia abafado. Áreas de instabilidade se propagam, a partir da tarde, com chance de trazer chuvas torrenciais principalmente para o Triângulo Mineiro e Sul do estado”, publicou o Inmet.

Além disso, o instituto fez um alerta:

“As condições atmosféricas são favoráveis para ocorrência de chuvas intensas, de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, no Noroeste, Central Mineira, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Metropolitana, no dia 01/11/2025.”

Leia também

Características do mês de novembro em Minas Gerais

O Inmet apontou, ainda, as características do mês de novembro em Minas Gerais. Veja:

“Em novembro, a estação chuvosa já se encontra estabelecida em todo o estado. As pancadas de fim de tarde e noite se tornam recorrentes em todas as regiões mineiras, devido ao ciclo diurno de temperatura e umidade.

Outra configuração que se torna mais frequente é o estabelecimento do canal de umidade da Amazônia em direção ao Brasil Central e Sudeste, o que favorece a formação de grandes de áreas de instabilidade.

Além disto, no avanço de frentes frias, caso se acoplem ao canal de umidade da Amazônia, o sistema permanece estacionário dando origem a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Lembrando que a ZCAS consiste numa grande banda de nebulosidade, orientada de noroeste para sudeste, que se estende desde a Amazônia, passando pelas regiões Centro-Oeste e Sudeste e se prolonga sobre o oceano Atlântico.

A área sob sua atuação registra chuvas praticamente contínuas, por no mínimo quatro dias consecutivos.”

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.