Ouvindo...

Bombeiros de Minas enviam militares para apoiar buscas por desaparecidos no Rio Grande do Sul

De acordo com boletim divulgado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, sete pessoas ainda seguem desaparecidas

Uma equipe com quatro militares e três cães foi enviada para o Rio Grande do Sul

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) enviou uma nova equipe de militares para auxiliar na busca por pessoas desaparecidas no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, após os desastres provocaods pelas chuvas.

O grupo é composto por quatro militares e três cães de busca e começa as atividades em apoio aos Bombeiros na próxima terça-feira (24). Cada equipe do CBMMG permanece no Rio Grande do SUl por sete dias e, após esse período, é realizado o rodízio entre as equipes com os animais devida a vasta extensão da área atingida e com vítimas ainda por localizar.

De acordo com boletim divulgado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, sete pessoas ainda seguem desaparecidas, segundo lista divulgada pela Polícia Civil e 51 pessoas tiveram óbito confirmado no Vale do Taquari. Confira o número de desaparecidos em cada município:

  • Arroio do Meio: 1

  • Encantado: 1

  • Lajeado: 1

  • Muçum: 3

  • Roca Sales: 1

No último domingo (15), militares mineiros decolaram da base no aeroporto da Pampulha para atuar no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. O estado já vem sofrendo devastações devido ao ciclone que atingiu a região em setembro deste ano.

Perfil dos militares

Confira o perfil dos militares da segunda equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) que será enviada ao Vale do Taquari

Tenente Ilenildo Prata de Paula

Chefiando a nova equipe de busca, o militar é especialista em manejo e treinamento com cães, com ênfase nas áreas de odorologia forense, odor específico (mantrailing) e vítimas fatais. Militar há 12 anos no CBMMG, possui larga experiência com ocorrências com cães de busca.

Sargento Sirlei da Silva e cadela Arya

Com 26 anos de serviço pelo CBMMG, é auxiliar de veterinária e especialista em manejo e treinamento com cães, com ênfase em busca por vítimas fatais. Também é instrutor no Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do CBMMG, atuando há cinco anos na área. Conduz a cadela Arya, de 4 anos, certificada em nível nacional, atuando com êxito em diversos atendimentos no Sul de Minas, com destaque para chamados de ocultação de cadáver.

Cabo Bruno Henrique Passatuto Romicial e cadela Nami

Especialista em busca, resgate e salvamento com cães, possui cinco anos de experiência na função, sendo o condutor da cadela Nami, certificada nas modalidades de busca por vítima viva em área urbana e por vítimas fatais em área urbana e rural. Nami possui porte pequeno comparado ao de sua raça, mas se destaca por sua agilidade e leveza, possibilitando trabalhar de forma esgueira e eficaz.

Cabo Everson Corrêa e cão Zeus

Adestrador e especialista em busca, resgate e salvamento com cães, com ênfase em odor específico, maintraling. Condutor do cão Zeus, da raça labrador, de 4 anos, certificado em busca rural, urbana e soterramento, com larga experiência em resolução de ocorrências, encontrando pessoas perdidas em mata e restos mortais.

Missão no Canadá

Em julho deste ano, militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais embarcaram para uma missão humanitária em apoio ao combate de incêndios no Canadá. A missão contou com 104 brasileiros especialistas em combate a incêndios florestais, que atuaram nas florestas mais afetadas pelos incêndios pelo período de um mês.

Também participaram da missão profissionais de institutos e órgãos do meio ambiente e bombeiros militares de outros 17 estados e do Distrito Federal. A ação foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.