Uma bebê de 1 ano e 7 meses morreu após ser atacada por um cachorro da raça American Bully, uma variação de Pitbull, na tarde desta quarta-feira (4), no bairro Parque do Cedro, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar, Luísa Vitória Vieira Soares chegou a ser socorrida por populares e levada até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu.
A Polícia Militar informou que o animal responsável pelo ataque e o outro cachorro da casa precisaram ser abatidos durante a ocorrência por apresentarem comportamento “agressivo e descontrolado”. A Polícia Civil deve abrir inquérito para investigar o caso.
Leia Mais
Betim tem lei municipal sobre criação de Pitbull
A cidade de Betim aprovou, em 6 de janeiro de 2003, uma lei municipal que dispunha regras sobre a criação e a condução de cães da raça Pitbull, Rottweiller ou fruto de cruzamento dessas raças. A lei exige as seguintes ações para os tutores desses animais:
Vacinar o cão;
Providenciar o registro do cão no órgão responsável;
Oferecer condições adequadas de criação, não submetendo o animal a tratamento violento ou cruel;
Munir o animal de equipamentos de segurança - coleira (enforcadeira) e focinheira - ao conduzi-lo em lugares públicos.
A norma ainda proíbe a permanência dos cães em locais como praças, jardins, parques públicos, pistas de caminhada, nas proximidades de unidades de ensino públicas ou particulares. A lei também exige que os cachorros só transitem em lugar público das 22 às 6h, com coleira (enforcadeira) e focinheira.
Relembre outros casos
Dois irmãos ficaram
Em São Paulo, um
Em 17 de junho deste ano, Guardas Civis de Osasco, na Grande São Paulo, mataram a tiros um cachorro da raça Pitbull, no