Ouvindo...

Pastor de BH que coordenou fórum contra pedofilia se torna réu por estupro de vulnerável

Moisés Barbosa Ferreira Costa vai responder por abuso sexual contra menor de 14 anos com enfermidade ou deficiência; acusado atraía vítimas com projeto circense

Moisés chegou a participar de eventos que discutiam o combate à exploração sexual contra menores de idade

A Justiça aceitou a denúncia contra Moisés Barbosa Ferreira Costa, pastor de Belo Horizonte que coordenava um fórum de combate à exploração sexual infantil e é acusado de abusar sexualmente de menores de idade na capital mineira. O investigado está preso desde junho.

Moisés foi preso no dia 21 de junho, durante uma operação da Polícia Civil. O acusado se apresentava como pastor de uma igreja entre os bairros Sagrada Família e Horto Florestal, além de usar um projeto circense mantido pela igreja para atrair vítimas. Moisés também chegou a coordenar o Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Minas Gerais (FEVCAMG) e recebeu um prêmio em reconhecimento pelo seu trabalho.

Com a decisão do juiz Milton Lívio Lemos Salles, o pastor se torna oficialmente réu por estupro de vulnerável, prática de conjunção carnal ou ato libidinoso com menor de 14 anos e contra vítima que possui enfermidade ou deficiência mental e, por isso, não pode resistir.

O juiz também decretou uma nova prisão preventiva para o acusado, agora pelo prazo de 20 anos. Segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), Moisés Barbosa Ferreira Costa está preso desde 21 de junho de 2023 e, atualmente, está recolhido na Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria, em São Joaquim de Bicas, na Grande BH.

A Itatiaia tenta contato com a defesa de Moisés Barbosa Ferreira Costa. O acusado não apresentou advogados no processo, de acordo com a apuração da reportagem.

Pastor preso por pedofilia

Moisés Barbosa Ferreira Costa, de 34 anos, foi preso no dia 21 de junho em uma operação da Polícia Civil. A investigação começou após uma vítima, atualmente com 23 anos de idade, procurar a Polícia Civil. Segundo a delegada Thais Degani, essa vítima foi atraída pelo pastor enquanto ainda era menor de idade. Atualmente, a vítima mora em Portugal.

Os investigadores já registraram o depoimento de outras três vítimas. Segundo elas, pastor atraía os jovens convidando os menores e os pais deles para conhecer a igreja e o projeto de circo que era mantido pelo templo. Após eles se interessarem pelo trabalho circense, o pastor passava a conviver com os adolescentes e aproveitava a intimidade para cometer os abusos. Saiba mais detalhes da investigação.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.