Ouvindo...

Queda de avião no Amazonas: Corpo Bombeiros de Minas realiza translado de vítimas mineiras até Uberlândia

Serão enviadas duas aeronaves com destino à Goiânia, para onde estão sendo levados os corpos das vítimas; equipe decola nesta terça-feira (19)

Duas aeronaves sairão do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em Belo Horizonte com destino a capital goiana, nesta terça

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMG) viaja, nesta terça-feira (19), com destino a Goiânia, para realizar o translado dos mineiros que morreram na queda de um avião em Barcelos, no Amazonas, na tarde do último sábado (16). Os corpos serão levados até Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

A operação contará com dois aviões, Arcanjo 09 e 11, modelo Grand Caravan, que sairão do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em Belo Horizonte com destino a capital goiana. Ao todo, participarão seis tripulantes militares, sendo dois pilotos e um copiloto em cada aeronave.

Além do translado dos corpos das vítimas mineiras até Uberlândia, o Governo de Minas se disponibilizou para levar vítimas de outros estados que estavam entre os turistas que morreram no acidente. O transporte dos corpos até Goiânia está sendo realizado pela Força Aérea Brasileira.

Os aviões do Corpo de Bombeiros devem chegar em Uberlândia nesta terça (19). Mas, segundo a corporação, a condição do tempo na região do Amazonas - que tem previsão de instabilidade para esta semana - pode atrasar o translado dos corpos até Goiânia e, consequentemente, a viagem da capital de Goiás até Uberlândia.

Nesta segunda-feira (18), o governador em exercício Professor Mateus prestou homenagem às vítimas e reforçou o compromisso do Governo de Minas em prestar auxílio às famílias. “Deixo os meus sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos dos mineiros e demais passageiros que faleceram nesta tragédia. Em um momento de tanta dor, sabemos o quão importante é uma ação rápida da nossa parte. Por isso, tivemos o apoio de prontidão das equipes militares do Governo de Minas, que estão iniciando o processo de traslado dos corpos, com segurança e agilidade”, disse.

O que se sabe sobre o acidente
  • Os passageiros da aeronave saíram de Manaus com destino a Barcelos para praticar pesca recreativa. Em entrevista à CNN, o prefeito de Barcelos, Edson de Paula Rodrigues Mendes, informou que o avião foi fretado por um empresário que atua no setor de pesca esportiva na cidade.

  • O Embraer EMB-110 “Bandeirante” de matrícula PT-SOG pertencia à empresa Manaus Aerotáxi e, segundo consulta no portal da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), tinha permissão para operar normalmente. Em nota, a empresa lamentou o acidente e se colocou à disposição das autoridades para esclarecer o episódio.

  • Ainda conforme explicou o prefeito, os passageiros eram amigos de Brasília, São Paulo e Minas Gerais, todos praticantes de pesca esportiva e que frequentavam a cidade há muitos anos.

  • “Todos eles já eram acostumados na pesca esportiva em Barcelos. Alguns deles já pescavam na cidade há praticamente 20 anos”, contou Edson Mendes.

  • No momento da queda do avião, por volta das 15h (de Brasília), chovia forte em Barcelos, de acordo com a Defesa Civil do Amazonas. Outros aviões chegaram a cancelar pousos no aeroporto da cidade, segundo o prefeito do município.

  • “Chova muito na cidade, um temporal fora dos padrões para a região. Duas aeronaves tinham desistido de pousar [no aeroporto da cidade], abortaram o procedimento e retornaram para Manaus”, relatou Edson Mendes.

  • Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), foram acionados ainda na tarde de sábado para atuar no local do acidente.

  • Em nota, o órgão declarou: “O Cenipa tem o objetivo de investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”.

    *Com informações da Agência CNN e de Pedro Jordão, da CNN, em São Paulo

A Agência Minas é um portal de notícias mantido pelo governo do Estado de Minas Gerais que divulga as ações de governo e prestação de serviços ao consumidor do serviço público.