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Rodovia Fernão Dias terá mais 32 radares, três deles no trecho onde corintianos morreram

Desse total, 27 equipamentos serão instalados em Minas Gerais, três deles na Serra de Igarapé

A rodovia Fernão Dias, que liga Belo Horizonte a São Paulo, terá novos radares de controle de velocidade. A informação da Arteris, concessionária que administra a rodovia, foi dada durante audiência pública na Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada nessa terça-feira (12).

Conforme a concessionária, foram identificados 32 pontos com altos índices de acidentes na Fernão Dias (o trecho sul da BR-381), que receberão esses equipamentos em 2024.

Desse total, 27 serão instalados em Minas Gerais, três deles na Serra de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), um dos trechos mais perigosos da rodovia e que foi palco do acidente que matou sete torcedores do Corinthians. Eles estavam em ônibus que voltava para São Paulo após uma partida contra o Cruzeiro, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, perdeu os freios e bateu em um barranco, no mês passado. Atualmente, o trecho conta com apenas dois equipamentos.

Autor do pedido para realização da audiência, o deputado Lucas Lasmar (Rede), destacou o trecho de 14 quilômetros de extensão é preocupante porque é sinuoso, com curvas fechadas em uma descida forte e tem grande volume de tráfego, especialmente de caminhões.

Por isso, o deputado também considera fundamental a implantação de uma rampa de escape na região. Essa estrutura consiste em um prolongamento da estrada, projetado para reduzir a velocidade dos caminhões em declives acentuados, evitando a ocorrência de acidentes graves.

A Arteris já pactuou com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a instalação de uma rampa de escape no km 525 da Fernão Dias, na altura de Brumadinho (RMBH). Segundo o diretor de Operações da concessionária, Ricardo Luís Silva, o projeto executivo já está sendo elaborado e a expectativa é de que ele fique pronto em meados de 2024. A construção da estrutura terá início após a aprovação da ANTT.

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