A Polícia Militar abriu um procedimento para apurar a atuação de militares durante uma abordagem após a Feira da Paz em Leopoldina, na Zona da Mata, no último sábado (9). Os agentes teriam agredido duas mulheres durante a confusão.
Um vídeo que mostra parte da briga viralizou nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver quatro militares usando cassetetes para agredir as duas mulheres. Em determinado momento, é possível ouvir um dos militares gritando “respeita a polícia”, enquanto uma pessoa que testemunha a confusão pede para alguém filmar e afirma que o ato é um “crime”. Assista:
A ação dos militares repercutiu negativamente entre os moradores de Leopoldina. Um partido político emitiu uma nota repudiando o caso, assim como um vereador usou a tribuna da Câmara Municipal para denunciar o caso de violência. Pelas redes sociais, a moradora que filmou a ação afirmou que recebeu vários jatos de spray de pimenta no rosto.
Em nota, A Polícia Militar informou que foi acionada para intervir em “diversos focos de brigas generalizadas”. Sobre o vídeo, a corporação disse que houve necessidade do uso da força e que a abordagem será apurada de forma institucional para “analisar a legalidade da atuação policial”. A corporação se colocou à disposição e afirmou que está comprometida com a proteção da vida e com a manutenção da ordem pública em Leopoldina.