A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou, nesta terça-feira (12), o edital de contratação de empresa responsável pelas obras de revitalização de 4,94km da Avenida Afonso Pena. A medida faz parte do programa de requalificação do Centro de Belo Horizonte, o Centro de Todo Mundo.
As empresas interessadas podem entregar propostas até às 13h59 do próximo dia 27 de setembro, e a previsão é que as obras durem um ano a partir da emissão da Ordem de Serviço. A PBH tem expectativa de gastar até R$28,8 milhões na requalificação da mobilidade da Afonso Pena.
O projeto prevê a implantação de ciclovias e faixas para o transporte coletivo, além de recapeamento de asfalto, sinalizações verticais e horizontais, mobiliário urbano, paisagismo e sistema de irrigação. Os trabalhos serão fiscalizados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
Intervenções previstas:
Implantação de faixa exclusiva para ônibus durante todo o dia, entre a Rua dos Caetés e Avenida Getúlio Vargas, no sentido Centro – Bairro; e entre a Rua Professor Moraes e Rua dos Caetés, no sentido Bairro – Centro.
Faixa preferencial para ônibus durante todo o dia, para o restante do trecho, até a Praça da Bandeira;
Traçado de ciclovia em toda a extensão da Afonso Pena, no canteiro central, alargando-o e redistribuindo as faixas de rolamento.
Ruas e avenidas afetadas:
Afonso Pena entre Rua Curitiba e Avenida Bandeirantes; Avenida Getúlio Vargas entre Rua Gonçalves Dias e Avenida Afonso Pena; Rua Curitiba entre Afonso Pena e Santos Dumont; Rua Cláudio Manoel entre Rua Piauí e Afonso Pena; e Rua Piauí entre Av. Getúlio Vargas e Rua Cláudio Manoel.