Entre os dias 14 e 30 de setembro, Belo Horizonte recebe a terceira edição do Festival Acessa BH. Espetáculos de dança, teatro e performances multiculturais realizadas por artistas com deficiência são algumas das atrações do evento, que é gratuito e acontece de forma 100% presencial.
Idealizado para dar mais protagonismo a artistas com deficiência, a programação ainda contém lançamento de livros, filmes, debates, oficinas e contação de histórias. Nos quinze dias de evento, serão apresentados nove espetáculos inéditos em BH, sendo quatro estreias, além de dois com dramaturgia descritiva. Haverá também a exibição de filmes, em sessões comentadas pelos atores e diretores.
Artistas e grupos do Ceará, Paraná, São Paulo e Minas Gerais levarão arte e cultura para seis espaços de Belo Horizonte: Funarte-MG, Palácio das Artes, Palácio da Liberdade, Centro Cultural Unimed, Livraria do Belas e Memorial Minas Gerais Vale.
Além do festival presencial, acontecerá o Seminário Acessa BH, entre os dias 02 e 6 de outubro. Serão promovidos quatro debates, uma oficina online e outra presencial. A programação pode ser acessada no site www.acessabh.com.br.
Acessibilidade
O festival contará com uma equipe de consultores em acessibilidade. Intérpretes de libras, profissionais de autodescrição e dois autistas adultos para suporte estarão presentes para auxiliar o público. Aparelhos de audiodescrição também estarão disponíveis nas apresentações realizadas no Cine Humberto Mauro e no Palácio da Liberdade.
Para tornar o local acessível, foram escolhidas casas de espetáculo com elevadores e os estacionamentos reservados têm vagas para PCDs. Táxis com acessibilidade (Táxi Cadeirante BH) também estarão disponíveis para o transporte do público.
Confira a programação:
14/09
19h – Abertura ofcial seguida do espetáculo Canto dos Malditos Marcos Abranches (SP)
15/09
9h às 13h – Ofcina Arte Acessível: o Artista com defciência, o ator criador e o teatro documentário - Cleber Tolini (SP)
14h às 17h – Ofcina Dança para todos os corpos – Marcos Abranches (SP) 20h – Tecituras em Dança – Cia Kinesis de Dança (MG)
16/09
9h às 13h – Ofcina Arte Acessível: o Artista com defciência, o ator criador e o teatro documentário - Cleber Tolini (SP)
14h – DoroTEA – A Peixinha Autista – Leitura do livro e roda de conversa sobre autismo e inclusão - Bruno Grossi e Daniele Muffato (MG)
20h – O Subnormal – Uma História de Baixa Visão – Cleber Tolini (SP) 17/09
17/09
19h – Terra Raiz – Renata Mara e Sara Marchezini (MG) 19/09
19/09
20h – E.L.A – Jéssica Teixeira (CE)
20/09
17:45 - Filme Meu nome é Daniel - Daniel Gonçalves (RJ) Sessão apresentada pelo diretor
19:30 – Sessão de curtas
Big Bang – Carlos Segundo (MG)
O que pode um corpo? - Victor Di Marco e Márcio Picoli (RS) Partindo do princípio que a terra é plana, sou toda curva e desvio Jéssica Teixeira (CE)
Possa Poder - Victor Di Marco e Márcio Picoli (RS)
Sessão seguida de debate com Daniel Gonçalves, Giovanni Venturini, Jéssica Teixeira e Victor di Marco
Mediação: Sara Paoliello
21/09
20h – Corpo Celeste - Giovanni Venturini (SP)
Apresentação seguida de roda de conversa com Giovanni Venturini Mediação: Brisa Marques
22/09
16h – Adaptat – Lívea Castro I Nó Movimento em Rede (PR) 20h – O Jogo – Guilherme Théo e Oscar Capucho (MG)
23/09
17:15 – A óperária - Brisa Marques, Samuel Samways, Carô Rennó, Jefferson Assis e Rafael Pimenta (MG)
18h – Filme O Artista e a Força do Pensamento – Elder Fraga (SP)
Sessão comentada pelo curador, diretor e produtor Marcelo Cesar Silva 20h – O Menino do Olho que vê – Pigmentar Companhia (MG)
24/09
19h – Migrantes de si – Renata Mara e Samuel Samways (MG) 28/09
20h – Lunáticas – Sapos e Afogados (MG)
29/09
19h - Lançamento dos livros “Submersa, vinte anos entre Sapos e Afogados” Juliana Saúde Barreto (MG) e “Casa Breve, uma atriz louca em três tempos” Viviane de Cassia Ferreira (MG)
30/09
11h e 16h – Andanças Urbanas – Cia Ananda (MG)