Ouvindo...

Frente fria traz chuva para Minas e outras cidades do Sudeste do país; entenda

Chuvas apresentaram um aumento de 100 a 250 mm nos últimos anos e devem permanecer até a próxima quinta-feira (31)

As chuvas que atingem Minas Gerais desde a noite do último sábado (26) devem permanecer até a próxima quinta-feira (31), quando o tempo volta a ficar seco. A previsão é do meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir de Azevedo. O evento atípico para o inverno se deve em função do avanço de uma frente fria sobre o estado.

A frente fria, que chegou sobre o estado de Minas Gerais no último fim de semana, conseguiu romper o bloqueio do tempo seco levando chuva para o estado, além do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, e região Centro-Oeste do Brasil.

“Esse evento atípico se deve em função do avanço de uma frente fria no último final de semana sobre o Brasil Central. Com isso, a frente fria conseguiu romper o bloqueio que estávamos observando, em virtude da forte massa de ar quente que, inclusive, provocou uma situação de muito calor e temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar”, detalha o meteorologias.

As chuvas devem durar até a próxima quinta-feira (31), quando o tempo volta a ficar seco. Um levantamento do Inmet identificou que nas regiões Sul, Oeste da Região Norte e Sudeste, as chuvas apresentaram um aumento de 100 a 250 mm nos últimos anos, principalmente, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Roraima e Acre.

Chuva histórica

A região mineira de Montalvânia, no Noroeste do estado, na divisa com o Sudoeste de Bahia, bateu recorde no volume de chuva para o mês de agosto, chegando a 100,6 mm em apenas 3 horas. O Climatempo considerou o volume como ‘extremamente elevado’, na noite dessa segunda-feira (28), o que equivale a 50 vezes mais para o período.

“Em apenas 1 hora, entre 21 horas e 22 horas, choveu 79 mm. O acumulado em 3 horas, entre 20 horas e 23 horas foi de 100,6 mm. A média de chuva para agosto é de 2 mm.”

De acordo com o Climatempo, a presença de uma frente fria no litoral Sul da Bahia estimulou a formação de áreas de instabilidade em toda a divisa com o norte de Minas Gerais. Com isso, os municípios mineiros e baianos registraram chuva forte na segunda-feira.

No município baiano de Cocos, que faz divisa com Montalvânia, foram acumulados 38 mm em 6 horas, entre 18h e meia noite de 28 de agosto.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022
Leia mais