Ouvindo...

Belo Horizonte pode ter chuva e frio a partir deste domingo; entenda

Após registrar, na quinta-feira (24), a maior temperatura para o mês de agosto desde 1961, a capital mineira pode ter frio a partir deste domingo (27)

Na próxima semana, sob efeito da massa polar, o tempo deve esfriar

Onda de calor, alerta de temporal, frio e baixa umidade do ar. A previsão do tempo tem deixado muitos mineiros sem saber até mesmo qual é a estação do ano (inverno). Após registrar, quinta-feira (24), a maior temperatura da história para o mês de agosto desde 1961, Belo Horizonte pode ter frio a partir deste domingo (27).

Lucas Oliver, geógrafo e professor da rede estadual de Minas Gerais, explica o que está causando as mudanças no tempo.

“Estamos sob efeito da massa tropical, que é uma massa de ar muito quente, e que está fervendo todo país. Mas uma massa de ar polar está subindo e chega em Minas a partir da noite de sábado (26) para domingo (27). E essa massa de ar é muito fria e úmida. Deve, inclusive chover, domingo (27) e segunda (28)”, explica.

A temperatura deve ficar entre 16ºC e 21ºC. “São as massas de ar que determinam essa diferença de temperatura. Por isso, esta semana, sob efeito da massa tropical, está quente. E, semana que vem, sob efeito da massa polar, vai ficar frio”, concluiu.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.