Ouvindo...

Move tomado por fumaça em BH não tinha autorização para circular, diz Prefeitura de BH

Passageiros tiveram que descer às pressas; houve pânico e correria

Problema com o Move deixou passageiros apavorados

O ônibus Move tomado por fumaça após um problema mecânico não tinha Autorização de Tráfego (AT) para operar. A irregularidade foi confirmada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O coletivo da linha 83D (Estação São Gabriel – Centro) teve o problema na manhã desta quinta-feira (17), quando passava pela Estação Silviano Brandão, lado Leste da capital. Passageiros, inclusive um pai que estava com uma criança com deficiência, tiveram que deixar o ônibus às pressas.

“Agentes da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) e da BHTrans fiscalizaram o veículo e foi constatado que ele operava sem a Autorização de Tráfego (AT). O veículo foi autuado e recolhido”, diz nota da PBH enviada à Itatiaia.

A diarista Rosilene dos Santos, de 50 anos, era uma das passageiras e relata correria e desespero dos passageiros.

“Tinha uma criança com deficiência no ônibus. Foi uma gritaria danada e desespero total”, disse a usuária, que mora no bairro Jardim Vitória, região Nordeste de Belo Horizonte. A trabalhadora não sabe dizer se o ônibus pegou fogo.

Já a PBH diz que não houve incêndio. “O ônibus da linha 83D (Estação São Gabriel / Centro - Direta) teve um problema mecânico, apresentando uma grande quantidade de fumaça. A PBH esclarece ainda que o veículo teve a viagem interrompida e os passageiros foram deslocados para um novo ônibus. Não houve vítimas. O SAMU e o Corpo de Bombeiros deram apoio aos passageiros em virtude do impacto da fumaça”.

Procurado pela Itatiaia, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) lamento ‘o incidente’ e informou que os passageiros foram conduzidos em segurança para outro veículo sem maiores prejuízos.

“O veículo será vistoriado posteriormente para apontar as causas do problema mecânico. Em relação a AT – Autorização de Tráfego, estamos apurando junto às concessionárias associadas. A linha 83D do MOVE é operada por seis empresas diferentes”, diz o texto.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.