Ouvindo...

Em meio à seca, Copasa assegura que abastecimento de água na Região Metropolitana não será afetado

Em um ano, o sistema teve uma pequena queda nos níveis de água

Depois de mais de um mês sem chover de forma significativa na Grande BH, a Copasa garante que os reservatórios do sistema Paraopeba estão em um nível suficiente para passar pelo período de seca. O sistema é o conjunto dos reservatórios Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores, que abastece de água as casas de 3,5 milhões de pessoas na região metropolitana.

Segundo a companhia, a média do nível de água é de 89%, sendo que no ano passado era de 93%. Ou seja, tudo normal, segundo o gerente de produção de água da região metropolitana de BH na Copasa, Alexandre Virgílio da Costa.

“Os reservatórios estão com um bom nível de reservação. Eles são construídos para acumular água no período chuvoso para que a gente possa utilizar o abastecimento durante todo o ano e, principalmente, nesse período de estiagem”, disse.

Deve ser repassado para a Copasa em dezembro deste ano uma nova captação de água no Rio Paraopeba, em Brumadinho, na Grande BH, que vai ser mais uma fonte de abastecimento para a região metropolitana.

A construção está sendo feita pela mineradora Vale, depois do rompimento das barragens de rejeito da empresa na cidade, que inutilizaram a água do rio. Esse ponto de captação no Paraopeba foi inaugurado em 2015, e injetava 5 mil litros de água por segundo no sistema.

Formado em jornalismo pela PUC Minas, foi produtor do Itatiaia Patrulha e hoje é repórter policial e de cidades na Itatiaia. Também passou pelo caderno de política e economia do Jornal Estado de Minas.
Leia mais