Um homem com deficiência ficou dentro de um ônibus, em Belo Horizonte, por mais de três horas, nesta sexta-feira (11), depois que o elevador do coletivo estragou.
Vagner Dias de Souza, de 43 anos, é cadeirante e não conseguia desembarcar do ônibus sem o auxílio do elevador. Por isso, o ônibus da linha 814 (Estação São Gabriel / Jardim Vitória) ficou parado na Rua dos Sociais, no bairro Jardim Vitória, região Nordeste.
A estudante Thais Maria Soares, que também estava no ônibus, relatou que não era possível levantar Vagner pelos braços, já que ele tem um quadro de deficiência complexo e um corpo frágil. Como a cadeira de rodas é pesada, não foi possível retirá-lo pelo braço.
Outros passageiros informaram que não é a primeira vez que um cadeirante tem dificuldade com o elevador. Inclusive, na última quarta-feira (2), o ônibus teria passado pelo mesmo problema.
A BHTrans afirmou que irá verificar e fiscalizar o veículo ainda nesta sexta-feira (11) e, caso necessário, ele será retirado de circulação.
A Itatiaia também procurou o Setra-BH, que responde pela empresa São Marcos, responsável pelo coletivo. O Setra “lamentou o incidente com os clientes da linha 814" e explicou que o ônibus sofreu uma pane na plataforma elevatória. Segundo o Setra, o passageiro recusou ajuda para o desembarque porque queria cobertura da imprensa.
Confira a nota do Setra
“O SetraBH lamenta o incidente com os clientes da linha 814 e informa que o veículo sofreu uma pane na plataforma elevatória depois do embarque do passageiro PNE. Sendo assim, precisou ser trocado por um carro reserva.
Os passageiros foram conduzidos ao outro veículo para seguirem viagem em segurança.
Durante a transferência, foi oferecido ao passageiro PNE o seu desembarque de forma “auxiliada”, já que o elevador do ônibus havia travado. Entretanto, o passageiro PCc (“pessoa com deficiência”) se recusou ao desembarque com a ajuda de funcionários da empresa e disse que só sairia do veículo após a chegada da imprensa para o registro da ocorrência.
Mecânicos e técnicos da empresa foram encaminhados ao local para consertar o equipamento, mas foram impedidos pelo acompanhante do passageiro PcD que se sentou na plataforma elevatória. Depois de muito diálogo, o equipamento foi consertado e o passageiro PcD foi conduzido em segurança para fora do veículo.
A empresa ofereceu o transporte do cliente até a sua residência, mas ele negou o auxílio”.