Um vídeo recebido pela Itatiaia nesta sexta-feira (11) mostra o que sobrou da casa de um brasileiro após o incêndio catastrófico que atingiu rapidamente o Havaí na quarta-feira (9). As imagens, que duram pouco mais de um minuto, mostram ruas desertas e o que sobrou de casas, carros e árvores. “Não sobrou nada.”
A identidade do brasileiro não foi revelada. Durante a gravação do vídeo, em que ele anda pelas ruas é possível ver destroços do que um dia foram casas e carros. Ao fundo, sons de helicópteros e a presença de muita fumaça. Ao chegar na frente do que, um dia, foi a casa dele o brasileiro afirma.
“Aqui ó. Minha casa aqui. O que sobrou.” No passeio, um carro carbonizado.
O brasileiro está entre as milhares de pessoas que ficaram desabrigadas, em uma das piores catástrofes já enfrentadas pelo arquipélago americano, informaram autoridades.
Incêndio
Os incêndios começaram na madrugada de terça-feira e a rápida propagação colocou em risco casas, empresas e serviços públicos, assim como mais de 35.000 pessoas na ilha de Maui, conforme a Agência de Gerenciamento de Emergências do Havaí.
O fogo devastou 80% da cidade de Lahaina, na costa oeste de Maui. “Grande parte de Lahaina em Maui foi destruída e centenas de famílias locais foram deslocadas”, alertou Green.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram as chamas consumindo esta cidade turística, densas colunas de fumaça tingindo o céu de preto e vários barcos atracados também em chamas.
Leia mais:
Estado de catástrofe
O presidente americano, Joe Biden, declarou, nesta quinta-feira (10), estado de catástrofe no Havaí, onde intensos incêndios florestais destruíram a ilha de Mauí e causaram a morte de pelo menos 36 pessoas. A medida permitirá liberar uma importante ajuda federal para o arquipélago.
“A ação do presidente põe os recursos federais à disposição dos afetados no condado de Mauí", explicou a Casa Branca, em nota. Esta ajuda permitirá financiar os trabalhos de socorro de emergência e a reconstrução na ilha, onde a cidade turística de Lahaina, antiga capital do reino do Havaí, foi praticamente arrasada.
Com informações da AFP