Moradores do bairro Santa Amélia, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, reclamam da quantidade de lixo espalhada na Avenida Deputado Anuar Menhen. Desde que a Prefeitura de BH instalou cinco containers para coleta seletiva, a população alega que grandes quantidades de resíduos se acumulam na via.
O representante comercial Paulo Donato, de 57 anos, reclama do estado da avenida. “Isso virou rotina. O pessoal joga lixo ali na rua, tem bicho para todos os lados, pombo, rato... É uma vergonha”, desabafa.
Morador do bairro, Paulo conta que o problema começou após a instalação dos chamados “Ponto Verde” - containers destinados à coleta de material reciclável. “Antes da prefeitura instalar as caçambas, nunca teve lixo ali. Mas, depois que eles colocaram as caixas verdes, o pessoal começou a jogar lixo. Às vezes eles nem saem do carro e jogam as sacolas pela janela mesmo, caindo na rua e sujando tudo. E só está piorando. A cada caixa que a SLU coloca, mais o pessoal joga lixo”, afirma.
O que diz a Prefeitura
Em nota à Itatiaia, a Prefeitura de BH informou que os recicláveis depositados nas caçambas são recolhidos de segunda a sábado e que o entorno também é limpo. Segundo a PBH, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) instalou mais um container na via, totalizando cinco no local.
A SLU afirma que mesmo com as constantes campanhas de conscientização, a população faz o descarte do material de forma errada, “deixando recicláveis no chão ou colocando resíduos orgânicos dentro dos containers”. O órgão ainda pede para que os moradores façam o uso correto dos pontos de coleta e mantenha o local limpo,
De acordo com a SLU, melhorias na prestação dos serviços de coleta seletiva na região estão sendo estudadas.