Em agosto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê volume de chuva abaixo da média histórica do mês no Sudeste do país. As informações foram divulgadas na última sexta-feira (28).
“Devem predominar volumes próximos ou ligeiramente abaixo da média, porém, não se descarta chuva localizada no litoral do Sudeste devido à passagem de frentes frias pelo oceano, o que pode causar instabilidades”, disse.
Segundo o instituto, neste período, a redução de chuva é comum, assim como a diminuição da umidade relativa do ar e a elevação das temperaturas máximas ao longo dos dias.
Em grande parte Central, a seca é responsável pela redução do armazenamento de água no solo, principalmente em áreas do centro e norte de Minas Gerais.
“A condição de baixa umidade no solo pode favorecer os cultivos de segunda safra em maturação e colheita, assim como as safras de cana-de-açúcar e café, porém, causará restrição hídrica nas lavouras em estágios reprodutivos ou sob deficiência hídrica”, informou o instituto.
Em parte da região Nordeste, norte de Minas Gerais, as temperaturas devem ficar entre 20°C e 25ºC.
Em outras regiões
O Inmet também prevê volume de chuva próximo ou ligeiramente abaixo da climatologiado mês no Norte e Nordeste do País, com valores abaixo de 100 milímetros no noroeste da Região Norte e costa leste do Nordeste.
“No oeste da Região Nordeste, o tempo é seco nesta época do ano, portanto, a previsão é de volume inferior a 20 mm ou nenhuma chuva em algumas localidades. Em áreas do Pará e Amapá, a chuva pode ficar ligeiramente acima da média, podendo ultrapassar 60 milímetros.
Já no noroeste e oeste do Paraná, a previsão é de chuva abaixo da média histórica com volumes inferiores a 70 milímetros.