Ouvindo...

BHTrans ‘culpa’ motoboys de delivery por alta de multas por avanço de sinal

Minas acumula 120 mil autuações registradas este ano; 65 mil foram na capital

As multas por avanço de sinal tem leva alta em Minas e a maioria das ocorrências está concentrada em Belo Horizonte

O aumento das multas de avanço de sinal está ligado aos motociclistas de delivery por aplicativo, que correm contra o tempo, na tentativa de melhorar os rendimentos no trabalho. Isso é o que indica Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHtrans).

“O problema tem um vínculo importante com o aumento do delivery. Por quê? Eles precisam de ter uma alta produtividade. Então, eles querem entregar rapidamente para pegar outra encomenda”, disse coordenadora de Projetos Especiais e Segurança da BHtrans, Jussara Bellavinha.

Conforme o Departamentos Estaduais de Trânsito são os órgãos do Poder Executivo Estadual (Detran), das mais de 120 mil autuações registradas este ano, 65 mil foram na capital.

Ela avalia que o problema é grande e tem piorado. “O desrespeito ao semáforo tem piorado. O pedestre, historicamente, respeitou muito pouco e os motoristas respeitavam mais. Agora, o problema inverteu, principalmente, entrem os motociclistas”, disse a especialista.

O crescimento no número de multas está diretamente ligado ao aumento no número de acidentes. O aumento na fiscalização e a educação da população são medidas para solucionar o problema.

“Ninguém tem dúvida que a fiscalização faz efeito. Por exemplo, o problema do capacete. A gente não vê gente sem capacete porque foi muito fiscalizado”, informou.

O valor da multa por avançar o sinal vermelho é R$ 293,47. A infração é gravíssima e o condutor perde sete pontos na CNH.

*com informações de Talyssa Lima

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.