Ouvindo...

Previsão do tempo: sexta será de tempo nublado e quedas nas temperaturas em Belo Horizonte

Sexta-feira (21) terá queda nas temperaturas em relação a esta quinta (20)

Baixa umidade do ar deve continuar em cidades de Minas Gerais nos próximos dias

O ‘sextou’ em Belo Horizonte pode sofrer com a queda de temperaturas e com o tempo fechado. Nesta quinta (20), a capital registrou mínima de 14,7°C e sensação térmica de 0°C no início da manhã, e tudo indica que tende a continuar caindo.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a sexta-feira (21) será de céu parcialmente nublado, com leve queda na temperatura em BH. A mínima prevista é de 12°C, e com máxima de 24°C. Em comparação com esta quinta, chama atenção a queda da temperatura mínima, que registrou redução de 2,7°C.

O órgão ainda saliente que a previsão é que a umidade relativa do ar fique em torno de 40% durante a tarde desta sexta.

‘Bota casaco, tira casaco’

Lucas Oliver, geógrafo e professor, explicou o motivo do “bota casaco, tira casaco”: “o que está causando a baixa da temperatura é a chegada de uma massa pelo Atlântico. Isso porque existe a massa de ar Polar Atlântica (fria) e a massa Tropical Continental (quente). Então, esta semana, tivemos dias quentes devido a Tropical Continental. Agora, a massa Polar chega e ‘empurra’ a massa Tropical Continental para Centro do Brasil”, explicou.

A Defesa Civil ainda alertou para a possibilidade de chuva de até 20 milímetros com raios e rajadas de vento em torno de 45 km/h ainda hoje.

Baixa umidade

Minas Gerais pode ter uma semana de baixas temperaturas e umidade abaixo dos 30% em diversas regiões do estado, segundo o Inmet.

De acordo com o órgão, regiões como Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce podem registrar ligeiras quedas na temperatura nos próximos dias, com a mínima prevista de 5°C nesta sexta-feira (21). Há também chances de céu nublado com possibilidades de chuvas isoladas.

Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.