Ouvindo...

Mais de 150 mil multas foram aplicadas para motoristas que invadiram faixas exclusivas de ônibus em BH

O dado do Detran Minas revela uma média diária de 410 multas do tipo na capital em 2023

Ao todo, 410 multas deste tipo foram aplicadas em 2023

Mais de 150 mil multas foram aplicadas à condutores que invadiram faixas exclusivas de ônibus em Belo Horizonte ao longo de todo o ano passado. O dado do Detran Minas revela uma média diária de 410 multas do tipo na capital em 2023.

A universitária de Jornalismo, Darc Andrea de Souza Silva, já flagrou alguns espertinhos invadindo as faixas exclusivas. Mas, na avaliação dela, a maioria entra nessas pistas por desconhecimento.

"Às vezes eles pegam umas brechas que nos atrapalham. Sempre tem uns espertinho e às vezes eles se dão mal por causa disso, porque fica difícil de sair. Eu acho até que quando acontece não foi porque quis, e sim uma confusão e, às vezes, até cai no radar e vem a multa”, relata a estudante.

A rede de pistas exclusivas de Belo Horizonte entrou em funcionamento em 2014, para a Copa do Mundo. Atualmente, são quase 68 quilômetros de vias para ônibus e táxis com passageiros. Outros 44 quilômetros estão com projetos finalizados e parte das obras em andamento.

O taxista Joel Giardini relata como as pistas exclusivas auxiliam, principalmente nos horários de pico.

“Se você vai, por exemplo, para Venda Nova ou para Confins às 18h, você gasta uma hora na pista comum, e pela pista exclusiva gasta 15 minutos do Centro à Venda Nova”, explica o taxista.

Além das faixas e pistas exclusivas para ônibus e táxis, BH também possui as faixas preferenciais. Nesses trechos, o motorista de veículo particular que usar a pista não está sujeito a multa.

Nesses casos, a coordenadora de projetos Projetos Especiais e Segurança no Trânsito da BHtrans, Jussara Bellavinha, explica que o grande desafio é criar a consciência nas pessoas da importância dessas estruturas para o tráfego como um todo.

"É algo difícil, a BHTrans tem um trabalho educativo muito grande explicando que, se cada um andar em um carro, a cidade não cabe. Nessas vias, 78% das pessoas que circulam em modo motorizado estão dentro do ônibus, embora a via esteja congestionada, cheia de carros porque um ônibus carrega de 60 a 70 pessoas, que precisa de 60 a 70 carros, porque raramente tem um carro com mais de uma pessoa”, completa a coordenadora.

Quem invade faixas exclusivas de táxis e ônibus comete infração gravíssima. Além de sete pontos na carteira, o condutor é obrigado a pagar uma multa de 293 reais e 47 centavos.

Júlio Vieira é repórter da Itatiaia.
Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.