Influenciador é sequestrado em São Paulo; suspeito morreu durante confronto com a PM

Conhecido como Vini Singer, dono de um perfil com mais de 2 milhões de seguidores, foi capturado saindo de uma festa por falso carro de aplicativo

Influenciador Vini Singer é sequestrado em São Paulo

O influenciador digital Vinícius Souza de Menezes Santos, conhecido como Vini Singer, foi sequestrado na madrugada desse domingo (23) após deixar uma festa em São Paulo (SP). Dono de um perfil com mais de 2 milhões de seguidores, Vini ficou sob poder de criminosos que tentavam obrigá-lo a realizar transferências bancárias. Ele conseguiu ser resgatado após ação da Polícia Militar (PMSP).

Sequestro

Vini estava acompanhado de um conhecido que insistiu para que os dois saíssem juntos naquela noite. Ao deixarem a festa, o acompanhante disse que chamaria um carro de aplicativo. Vini contou à CNN que estranhou a demora de cerca de 15 minutos para a chegada do veículo. Durante o trajeto, o motorista teria se mostrado “excessivamente simpático”.

Cerca de 30 minutos depois, o carro entrou em uma área com muitas curvas e parou. Nesse momento, homens armados abriram a porta e entraram no automóvel.

A quadrilha pretendia forçar o influenciador a realizar transferências bancárias. Vini disse que chegou a ser agredido com golpes de metralhadora nas costas.

Ação policial

A Itatiaia teve acesso ao boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar. De acordo com o documento, denúncias anônimas informaram que um Fiat Argo estaria sendo usado para manter uma vítima em cárcere com o objetivo de realizar transações financeiras.

A inteligência da PM localizou o veículo e acionou equipes para a abordagem. No interior do carro estavam quatro suspeitos e a vítima, que confirmou ter sido abordada ao retornar de uma festa e obrigada a permanecer no veículo.

Durante a operação, um segundo automóvel, um Peugeot que dava apoio ao grupo, fugiu ao notar a presença policial. Houve perseguição em alta velocidade, que terminou quando o carro capotou ao cair no Córrego do Limoeiro, na Vila Jacuí, zona Leste.

Um dos ocupantes foi detido no local, portando duas armas de fogo, sendo uma metralhadora e um revólver. O outro suspeito, identificado como Bruno Mateus Silveira da Silva, fugiu em direção a uma residência e teria atirado contra os policiais. Os agentes revidaram e o atingiram. Ele foi socorrido, mas morreu.

Ao todo, quatro pessoas foram presas em flagrante, conforme informações da SSP-SP. A vítima foi encaminhada ao 63º Distrito Policial (Vila Jacuí), onde prestou depoimento. O caso foi registrado como extorsão.

À CNN Brasil, o influenciador afirmou que ainda sofre sequelas psicológicas e pretende deixar o país por sentir “falta de segurança”.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...