Uma estudante da rede pública municipal de Belo Horizonte foi premiada com a medalha de bronze na 4ª Olimpíada Copernicus de Matemática, realizada na Columbia University, em Nova York, nos Estados Unidos. A premiação foi entregue na noite da última quarta-feira (12).
Anna Beatriz Mineiro Marques, de 10 anos, é aluna da Escola Municipal Professor Cláudio Brandão, que fica no bairro Aparecida, na região Noroeste da capital mineira. Ela e o colega Daniel Santos, também de 10 anos, fizeram parte da delegação que representou o Brasil na competição. Eles foram indicados em junho, após vencerem outras olimpiadas de matemática na própria escola.
A dupla se preparou desde maio, com atividades no período escolar e também em casa. Os estudantes foram supervisionados pelo professor Fábio Andrade Machado, que acompanhou os alunos na viagem aos Estados Unidos junto com a diretora da escola, Quele Lousada Sanches, e um responsável por cada aluno.
A escola tem histórico de destaque em competições de matemática. Outros estudantes foram premiados na Gincana de Matemática da prefeitura de Belo Horizonte (Gincamat), na Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat) organizada pelo CP/UFMG, na Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento (OIMC), no Torneio Brasileiro de Sustentabilidade (TBS), na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), e na Olimpíada Nacional Jovens Gênios.
Em 2022, os estudantes também conquistaram medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática, na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, na Mostra Brasileira de Foguetes, na Olimpíada Brasileira de Robótica, na Olimpíada Mandacaru de Matemática, e destaque na Olimpíada Mirim da Obmep. Além do prêmio de 1° lugar na Olimpíada Nacional de Matemática On-line Matific.