Na manhã desta quinta-feira (13) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta vermelho para
Vendavais são considerados perturbações do estado normal da atmosfera, deslocando violentamente uma massa de ar de área de alta pressão para outra de baixa pressão. Normalmente, o fenômeno causa ventos entre 80 e 100km/h e podem ser acompanhados de chuvas intensas e concentradas. Já um ciclone tropical, que atinge o Sul do Brasil nesta semana, ocasiona ventos de até 120 km/h.
Com a possibilidade da chegada de ventos fortes em Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros divulgou algumas medidas que podem ser tomadas para evitar acidentes. A principal delas é evitar ficar em ruas ou campos abertos durante um vendaval, e sempre procurar um abrigo sólido, preferencialmente de alvenaria.
“Esses abrigos ele tem que ser alguns prédios sólidos, edificações sólidas, lojas, shopping, estação de metrô ou qualquer estrutura de preferência de alvenaria que possa oferecer proteção. Evite ficar perto de árvore, de poste, placa, outdoor ou qualquer outra estrutura metálica que possa cair coma força do vento. Evitar também áreas abertas como campo de futebol ou parques, porque objetos voadores podem passar por esses ambientes, onde o vendaval vai estar passando com muito mais força”, orienta a capitã do Corpo de Bombeiros, Thaise Rocha.
Se a pessoa estiver em um local aberto, também é aconselhado proteger a cabeça com as mãos ou outro item de proteção, para evitar ser atingido por algum objeto que esteja voando. Também é importante se manter longe de rios, lagos ou outras áreas com propensão de inundação e alagamento.
Como se proteger se estiver em um carro ou moto
Durante um vendaval, o mais aconselhado é estacionar o carro em um local seguro, ou seja, longe de postes, árvores ou placas. As janelas devem ser fechadas e as portas trancadas. Os passageiros, de preferência, devem se dirigir a um abrigo próximo, que seja sólido, como shopping, lojas, casas, ou estações de metrô.
A capitã do Corpo de Bombeiros ressalta, ainda, que é preciso evitar estacionar o carro ou se posicionar perto de fios elétricos, já que essas estruturas são instáveis e um fio eletrizado pode cair sob o veículo ou a pessoa. Evite também trafegar por áreas alagadas ou próxima a rios, córregos e lagos.
Como se proteger se estiver em casa
“Se você estiver em casa a nossa orientação é que você procure um abrigo e uma área segura dessa casa, longe das janelas ou de portas externas. No caso de residência de vários andares, evitar ficar no andar superior porque ventos fortes podem causar danos estruturais. Se possível, procurar um cômodo sem janelas, como um banheiro interno, um armário embutido e aí você pode levar cobertor, travesseiro, colchão para se proteger”, recomenda a capitã do Corpo de Bombeiros, Thaise Rocha.
A capitã também orienta desconectar aparelhos eletrônicos da tomada, porque pode haver descargas elétricas. Além disso, ela destaca que a Defesa Civil das cidades sempre publicam boletins e recomendações, e por isso a população deve ficar atenta e seguir as instruções das autoridades. Em caso de emergência, entrar em contato com o Corpo de Bombeiros no 193 ou Defesa Civil no 199.