Ouvindo...

BH registra maior temperatura de julho em uma década; frio deve voltar no fim de semana

Nesta terça-feira (11), Belo Horizonte registrou a maior temperatura do mês de julho desde 2013, com máxima de 30,1°C

A máxima registrada em Belo Horizonte na terça-feira

Após uma semana de frio intenso, Belo Horizonte registrou, nessa terça-feira (11), temperaturas acima do esperado para o período de inverno. Na estação meteorológica Santo Agostinho, região central da capital, a máxima registrada foi de 30,1°C. Esta foi a maior temperatura desde o dia 18 de abril, quando fez 31°C em BH.

Segundo o Clima Tempo, a média de temperatura máxima considerada “comum” para esta época do ano é de 24°C. A marca desta terça-feira, inclusive, foi a maior temperatura registrada em julho desde 2013, quando foi registrada uma máxima de 31,3°C. Em 2022, a maior temperatura do mês foi de 28,7°C.

A expectativa é que o calor continue durante a semana e que a temperatura passe dos 30°C em alguns pontos da capital nesta quinta-feira (13). Entretanto, a partir de sexta-feira (14), uma frente fria pode provocar chuvas isoladas e abaixar a temperatura durante o fim de semana.

Conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia, a quinta e sexta-feira devem registrar máxima de 30°C e 26°C, respectivamente, e mínima de 15°C. O sábado (15), no entanto, deve ter máxima de 24°C e mínima de 10°C.

Até o momento, a menor temperatura registrada em BH foi no dia 7 de julho, quando a estação da Pampulha registrou 8,8°C.