Ouvindo...

‘Duquesa de Tax': advogada mineira faz sucesso nas redes explicando impostos de forma descomplicada

Maria Carolina Gontijo tem mais de 65 mil seguidores no Twitter e 10 mil no Instagram

Influenciadora criou perfil “Duquesa de Tax” em 2019

A advogada tributária Maria Carolina Gontijo, de 40 anos, faz sucesso nas redes sociais ao descomplicar um tema que é tão presente no dia a dia da população, mas pouco compreendido: como funcionam os impostos. Com mais de 65 mil seguidores no Twitter e 10 mil no Instagram, a mineira conta que começou o perfil “Duquesa de Tax” de forma despretensiosa.

Maria Carolina é natural de Bom Despacho, na região centro-oeste de Minas Gerais. A advogada, e agora influencer, se formou em direito em Barbacena e se especializou em direito tributário após se mudar para Belo Horizonte. Ela conta que começou a trabalhar na área em 2006, mas nunca pensou sequer em comentar o assunto nas redes sociais. “Nunca imaginei que alguém fosse se interessar”, conta.

Em 2019, a advogada percebeu uma informação errada em uma rádio e decidiu postar no Twitter uma explicação simplificada do assunto. O post bombou e os seguidores pediram para que ela continuasse falando do universo tributário. “Eu postei de uma forma despretensiosa. Achei que ninguém fosse se importar, até brinquei com isso nesse primeiro post. Mas a partir dele as pessoas começaram a perguntar sobre outros assuntos e o perfil foi crescendo”, disse.

Apesar do sucesso na internet, as redes sociais ainda são um hobby para Maria Carolina. Ela conta que tem uma empresa de consultoria na área tributária. Apesar de postar alguns vídeos no Instagram, o seu foco é o Twitter. “Como eu não tenho tanto tempo para me dedicar às postagens, acabo priorizando o Twitter. Ali eu consigo postar enquanto estou no elevador, na sala de espera, é mais simples. Os vídeos já me exigem mais tempo e trabalho”, diz.

Maria Carolina segue ativa nas rede, pois acredita que descomplicar o assunto é necessário. “Temos que democratizar o acesso a informação. As pessoas precisam de alguém que explique para elas de uma forma simples. Não precisa falar difícil para falar de tributação”, afirma.

Reforma Tributária

Nesta semana, um dos assuntos mais falados pela influenciadora é a reforma tributária. A advogada conta que é entusiasta da novidade e torce para que ela seja aprovada. “Eu sempre apoiei a reforma. Se ela passar [pelo Legislativo] será histórico”, celebra. “Tenho uma visão bem positiva da reforma. Ela está longe de ser perfeita, mas é a que conseguimos fazer no momento”.

Para Maria Carolina, um dos principais pontos positivos da reforma é o aumento da transparência. “Fala-se muito sobre o valor que será definido da alíquota, mas ninguém sabe o quanto pagamos de imposto hoje. Quando um alimento fica mais caro, não sabemos exatamente o por quê", aponta.

Maria Carolina diz que a reforma é, além de tudo, “cidadã". “Com uma maior transparência, vamos poder cobrar mais os nossos governantes. Vamos saber o quanto a alíquota aumentou e questionar”, explica.

A advogada também ressalta uma possível diminuição dos litígios tributários com a reforma. “De acordo com um estudo do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), a nova legislação deve acabar com 95% dos conflitos tributários do país. Eles costumam acontecer porque há uma diferença na interpretação da lei pelas receitas e pelo contribuinte”, esclarece.

A advogada ainda vê com bons olhos a proposta do cashback, uma das novidades da reforma. “A ideia de devolver parte do imposto pago para pessoas de baixa renda vai resolver uma questão que hoje é cruel no nosso país. Hoje quem tem menos, paga proporcionalmente à renda, uma carga tributária maior de que quem ganha mais. Por isso, o cashback vai servir como um ajuste de regressividade”, afirma.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.