Diversos moradores da região do Barreiro, especificamente das proximidades dos bairros Tirol e Jatobá, têm enfrentando um mau cheiro proveniente do córrego Olaria. Vários procuraram atendimento médico relatando, por exemplo, falta de ar e ardência nos olhos. Algumas pessoas acionaram a Itatiaia acreditando que o odor está sendo causado pelo despejo de rejeitos químicos no córrego.
O Vadson Silva, popularmente conhecido como Pozinho, que é proprietário de um restaurante, destaca que o problema não é novo.
“Esse cheiro começou há cerca de três meses, exalando sempre no final de semana um cheiro muito forte. As pessoas começavam a sentir falta de ar, começou a atacar os vizinhos, não sabemos o que é, mas é um cheiro muito forte”, relata.
A Auxiliar administrativa, Ana Paula de Souza, que mora no local, afirma que teve de buscar atendimento médico por conta do mau cheiro.
“Já tem uns 20 dias que a gente tá sentindo esse cheiro muito forte, mas no sábado foi pior. Eu tive náusea, dor de cabeça forte e agora eu ainda sentindo cansaço, com dificuldade para respirar. Fui ao posto saúde para ver se era alguma coisa no pulmão, mas até então parece ser uma alergia desse produto. A gente precisa saber pelo menos o que é, isso não pode ser descartado dessa maneira no córrego, né?”, completa.
Já a dona de casa Eliana Amaral pretende levar a neta a um centro de saúde, pois acredita que ela está com alergia ao mau cheiro.
Conforme apurado pela Itatiaia, o mau cheiro se deve ao rompimento de uma rede da Copasa que capta esgoto industrial. A informação foi repassada pelo Núcleo de Emergência Ambiental, da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), que esteve no local. Ainda segundo o órgão, a Companhia tem contrato com duas indústrias da região para o lançamento de esgoto industrial.
Posicionamento da Copasa
A Copasa informa que técnicos da empresa estiveram na rua Antônio Holandino de Araújo, bairro Tirol, em Belo Horizonte e identificaram a necessidade de construção de um novo trecho de rede coletora no local, para correção do extravasamento de esgoto. A manutenção será iniciada na quarta-feira (05/07) e a previsão é que seja concluída na sexta-feira (07/07).