Ouvindo...

Iniciativa facilita visitas de familiares à detentos em presídios de Minas; saiba mais

Projeto “Universalização dos NAFs” vai permitir que familiares de pessoas presas façam o cadastro para visitar seus parentes no núcleo mais próximo da sua casa

Presídios

Familiares de detentos que estão em unidades prisionais de Minas Gerais vão poder visitar seus parentes com mais facilidade. Um novo projeto do Governo de Minas vai permitir que o credenciamento para a visitação seja feito em locais mais próximos da casa da família.

Atualmente, quem deseja visitar um parente detido em algum presídio do Estado precisa ir até ao Núcleo de Assistência às Famílias (NAF) mais próximo da unidade prisional em que o familiar está preso. No local, a pessoa faz um credenciamento e tem acesso à carteira de visitação necessária para entrar no presídio.

Com a implantação do projeto “Universalização das NAFs”, os parentes vão poder ir no NAF mais perto de casa para fazer esse credenciamento, economizando custos com transporte e alimentação. O projeto foi desenvolvido após um estudo que mostrou que 70% dos familiares de detentos moram na Grande BH.

“A integração desse fluxo faz com que o Estado promova aos cidadãos um atendimento humanizado e otimizado”, declarou a diretora da Central de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado da Seplag-MG, Marina Kleinhappel.

Como agendar o credenciamento no NAF?

Para agendar o credenciamento no NAF e dar início ao processo de visita ao familiar recolhido em unidade prisional, basta acessar o Portal MG ou o aplicativo MG App, agendar uma data e ir até a Unidade de Atendimento Integrado mais próxima para fazer a solicitação.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.