A febre maculosa é endêmica em Minas Gerais e já causou infecções me massa em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, há alguns anos. Na cidade, cerca de 300 imóveis e áreas de pasto na região do Distrito Nacional, perto do limite com Belo Horizonte, são monitorados para a presença dos carrapatos.
“Normalmente os carrapatos são encontrados em terrenos baldios, lotes vagos ou em áreas de pasto. São áreas onde a gente tem também a presença de equinos e de muitos trabalhadores que utilizam a carroça com o meio de trabalho. São feitos os banhos carrapatia desde o final do mês de abril, até o final do mês de agosto e início de setembro, quando se encerram as chuvas. São banhos quinzenais e em todos esses animais e carroceiros que frequentam essas áreas”.
Com uma taxa de letalidade tão alta, a indicação é procurar atendimento médico assim que os primeiros sintomas surgirem. Além disso, segundo José Renato, é preciso que a população diminua as chances de contato com o carrapato:
“Todos os animais domésticos podem carregar este carrapato. Para se prevenir é preciso utilizar roupas mais claras, botas que possam vedar as áreas mais baixas do corpo e tirar o carrapato o mais rápido possível, porque quanto mais tempo os carrapatos ficam presos na nossa pele maior a chance de transmissão da doença. Além disso, nos primeiros sintomas, as pessoas devem procurar as unidades de saúde. Os principais sintomas da doença são dor de cabeça, febre, dor nas articulações e manchas no corpo”.
Até agora, Contagem não registrou casos de febre maculosa em 2023.