Ouvindo...

Aves silvestres da fauna brasileira são resgatadas em gaiolas dentro de porta-malas de carro em Minas

Veículo se envolveu em um acidente na BR-381; animais eram transportados ilegalmente

Veículo se envolveu em um acidente na BR-381; animais eram transportados ilegalmente

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 70 aves da fauna brasileira que estavam presas em gaiolas no porta-malas de um carro, na madrugada dessa segunda-feira (12), altura do Km 628 da BR-381, em Oliveira, região Oeste de Minas. O veículo se envolveu em um acidente. O motorista não foi encontrado.

De acordo com informações da PRF, a apreensão aconteceu após os policiais localizarem três gaiolas com várias espécies de pássaros silvestres, entre Corrupiões, Cardeais, Trinca-ferros, Tico-ticos, Canários e Pássaro-pretos, que estavam dentro do porta-malas de um GM Corsa.

O motorista abandonou o veículo e fugiu do local antes da chegada da polícia. Dentro do carro os policiais encontraram documentos em nome de um homem de 51 anos.

A Polícia Civil em Oliveira vai investigar o caso. Se o motorista for identificado, ele poderá responder, pelos crime de evasão e por não prestar socorro às vítima, além de matar, perseguir, caçar, apanhar e vender espécimes da fauna silvestre. Há também contra o suspeito o crime de maus-tratos, “já que as aves estavam presas em minúsculos compartimentos, incompatíveis com o tamanho da maioria das aves, e sem alimento.”

As aves foram resgatadas e encaminhadas para o CETRAS (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres em Divinópolis (MG), através da Polícia Militar Ambiental de Oliveira(MG).

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022