Ouvindo...

Golpe do carro: veja como criminosos agem para enganar compradores na OLX

Golpe é aplicado em compradores e vendedores que negociam carros na OLX

O sonho de adquirir um carro pode virar pesadelo para quem procura um seminovo pela internet. Criminosos se aproveitam de anúncios verdadeiros publicados em sites de venda, como a OLX, para aplicar o golpe do falso intermediário. A Itatiaia teve acesso a áudios de estelionatários tentando fazer novas vítimas.

O golpe envolve vendedor, comprador e clonagem de anúncio, e começa quando um criminoso escolhe uma publicação verdadeira de um veículo seminovo. Em seguida, ele entra em contato com o vendedor, pede mais informações sobre o carro e oferece a ‘negociação’.

Geralmente, o estelionatário diz que está comprando o carro para quitar a dívida com um parente e que vai passar o carro por um valor um pouco maior do que está pagando. Por isso, pede ao vendedor para não passar detalhes sobre valores quando o suposto parente for ver o carro. Além disso, pede que o vendedor retire o anúncio do site.

“Queria te pedir para remover o anúncio. Fico com receio de, às vezes, ele pesquisar a tabela de preço, porque vou passar (o carro) para ele por um valor a mais. Ele pode ver seu anúncio com o valor que você postou e acabar dando água no nosso negócio. Mas pode ficar tranquilo que o negócio está fechado. Minha palavra é uma só”, diz o golpista a um vendedor.

“Ficamos combinados para sábado. Outra coisa que queria ver com você é se é possível retirar o anúncio do aplicativo da OLX. Fico com receio de o rapaz ver o valor mais abaixo do que estou passando para ele”, diz outro estelionatário. Ouça abaixo:

O passo seguinte do golpe é criar um anúncio falso usando fotos e informações publicadas inicialmente pelo proprietário. O valor do carro, no entanto, é anunciado bem abaixo do mercado, o que chama a atenção de muitos compradores.

Feito isso, o estelionatário começa a ser procurado por interessados e diz que a venda é para pagar uma dívida e, por isso, está pedindo abaixo do valor de mercado. Ele também pede sigilo ao comprador. No passo final e, mais mirabolante do golpe, o fraudador promove o encontro entre vendedor e comprador, sem que eles saibam que existe um intermediário na negociação.

“Assim, ele marca com ambas as vítimas um dia, local e horário para ver o carro. Para o vendedor, o criminoso diz que o parente (ou funcionário, amigo, etc.) está indo ver o carro. Enquanto isso, o comprador acredita estar olhando o carro com algum conhecido do suposto vendedor. E ambas partes são instruídas a não falar de preço nessa visita, o que é uma característica típica do golpe do intermediário”, alerta trecho de nota postada no site da OLX.

Pagamento

Após o comprador ver o carro, ele entra em contato com o golpista e o negócio é ‘fechado’. Assim, o criminoso pede o pagamento antecipado ou um sinal a ser depositado. Uma vez concluída a transação bancária, o golpe está concluído.

“A vítima só descobre que caiu no golpe do intermediário quando pede os documentos de transferência do carro. Em alguns casos, o fraudador até envia um comprovante falso de transferência bancária para o vendedor. Nessa hora, o vendedor se torna vítima por ser colocado sob suspeita, pois, aparentemente, recebeu o pagamento e não repassou o veículo”, explica o site.

Polícia Civil

Em nota, a Polícia Civil de Minas alerta para o golpe do falso intermediador. “O falso anúncio pode apresentar veículos com preços muito abaixo dos praticados no mercado, o que pode atrair a atenção do possível comprador, levando a realizar depósito sem qualquer garantia. A PCMG orienta aos interessados que busquem informações por meio de canais oficiais das plataformas dos anúncios, antes de efetivar qualquer transação. O cidadão que venha a ser prejudicado pode comparecer em uma delegacia de polícia mais próxima de sua residência para o devido registro da ocorrência e posterior representação criminal para o início da investigação”.

A OLX lista dicas para que clientes evitem o golpe. Confira:
  • Desconfie de ofertas muito boas, como um carro em excelente condições e valor abaixo do mercado. Acesse a tabela Fipe da OLX e confira o preço médio do modelo para garantir que está negociando com um vendedor real;

  • Dê preferência para anúncios com perfil verificado. Você pode se assegurar disso ao observar um “check” ao lado do nome do perfil. Esse tipo de anúncio foi verificado pela OLX com dados do anunciante. e os riscos de golpe são muito menores;

  • Mantenha a negociação no chat da OLX para ter mais segurança contra o golpe do intermediário e qualquer outro. Dessa forma, podemos ajudar você e ter um histórico da negociação caso qualquer coisa dê errado;

  • Não negocie com intermediários, dê preferência a negociar diretamente com o dono do veículo. Da mesma forma, se você for um vendedor, negocie apenas com o interessado no veículo, e recuse visitas de terceiros;

  • Quando o comprador disser que fez o depósito para pagar pelo carro, certifique-se de que o dinheiro está em sua conta bancária e não transfira o veículo sem essa confirmação;

  • Suspeite de negociações que além de possuir terceiros, pedem sigilo acerca dos valores negociados entre as partes;

  • Desconfie de histórias contadas pela outra pessoa da negociação acerca de valores que irá receber de uma rescisão no trabalho ou dívidas de amigos e familiares;

  • No caso do comprador, confirme os dados e faça transferência apenas para a conta bancária do proprietário do veículo ou seu representante legal;

  • Caso encontre um anúncio que parece estranho ou tenha feito uma negociação que gere suspeitas, basta iniciar uma denúncia, pelo botão “Denunciar”, localizado no anúncio ou no chat da OLX e relatar o que gerou a desconfiança.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Leia mais