Ouvindo...

Corpus Christi: Saiba o que é a celebração da Igreja Católica

Em Belo Horizonte, missas e procissões marcam a data que lembra o sacramento da eucaristia

Celebração de Corpus Christi movimenta fiéis em todo o mundo

Expressão em latim que significa ‘Corpo de Cristo’, a celebração de Corpus Christi, que acontece nesta quinta (8), é uma das mais tradicionais da Igreja Católica. A festa acontece sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa, ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em referência à quinta-feira santa em que Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

História

A festa foi celebrada pela primeira vez no ano de 1264, pelo Papa Urbano IV, no dia 8 de setembro. A procissão recorda a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida. Segundo o Antigo Testamento, o povo peregrino teria sido alimentado com maná, alimento bíblico produzido milagrosamente, durante a procissão no deserto. A partir da eucaristia, o corpo de Cristo, simbolizado pelo vinho e pelo pão, assim como pela hóstia, se torna o alimento do povo.

Tradição

A tradição de enfeitar as ruas durante a celebração de Corpus Christi começou na cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais. A procissão normalmente é conduzida pelo bispo ou por um pároco da cidade. Multidões de fiéis acompanham o Santíssimo Sacramento. Normalmente, também é celebrada uma missa para a comemoração de Corpus Christi.

A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia. Outra tradição, importada de Portugal para o Brasil, é a confecção de tapetes com borra de café, pedras, farinha, flores, etc.

Programação

Em Belo Horizonte, no dia de Corpus Christi, 8 de junho, na Catedral Cristo Rei (av. Cristiano Machado, 11.910) haverá a celebração da Santa Missa, às 10h30, seguida de procissão e bênção do Santíssimo Sacramento.

Neste dia Santo, os fiéis também poderão contemplar a beleza singela dos tapetes, feitos por voluntários, que a partir da serragem tingida desenham no chão símbolos da Eucaristia.

Outro tradicional momento que marca a Festa de Corpus Christi será a procissão com um grande tapete de serragem confeccionado nas ruas do centro de Belo Horizonte, unindo os Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia-Paróquia da Boa Viagem ao Santuário Arquidiocesano São José. A procissão, no centro de Belo Horizonte, será realizada após a Celebração Eucarística das 17h, no Santuários Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia-Paróquia da Boa Viagem.

No Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade-Padroeira de Minas Gerais, o dia de Corpus Christi terá programação especial, com celebração da Santa Missa, às 9h (Basílica da Piedade – Ermida da Padroeira de Minas), às 11h (Basílica Estadual das Romarias, com procissão do Santíssimo Sacramento até a Ermida) e às 15h (Basílica da Piedade – Ermida da Padroeira de Minas, com procissão do Santíssimo Sacramento).

Às 18h15, haverá a Oração do Terço Mariano ao redor da Mãe Piedade e, às 20h, Adoração ao Santíssimo Sacramento.

As celebrações serão transmitidas pelo Canal da Mãe Piedade no Youtube e Instagram.

A Celebração Eucarística de Corpus Christi na PUC Minas será celebrada nesta quinta-feira, dia 8 de junho, às 18h, no Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida, Campus Coração Eucarístico (Rua Dom José Gaspar, 500 – Acesso 4).

Leia mais: Conheça a história de São Judas Tadeu, o Santo das Causas Impossíveis e Urgentes.