Usuários do Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte não consegue encontrar losartana, um medicamento usado para hipertensão e insuficiência cardíaca. As primeiras denúncias foram feitas nesta quinta-feira (1º), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) confirmou o desabastecimento.
O Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, do PSD, diz que não tem conhecimento da falta de medicamentos na rede do SUS em Belo Horizonte.
A resposta foi dada à Itatiaia, neste sábado (3), durante uma agenda política do chefe do executivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
“Não estou sabendo disso, pelo que eu sei está tudo normal. Vou checar com o secretário de saúde, ele deu entrevista em televisão e não falou nada disso. Pode ser que há um problema de estoque, mas não tem problema nenhum”, afirma o prefeito
Apesar do prefeito dizer que desconhece o problema, ouvintes da Itatiaia afirmam que não estão conseguindo encontrar na rede municipal o medicamento. Em alguns casos, a procura pela losartana potássica de 25 miligramas chega a quase três meses.
Secretaria Municipal de Saúde
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a falta do medicamento. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é de que o estoque de losartana seja reabastecido ainda neste mês, mas a pasta não estabeleceu uma data limite para isso.
A Prefeitura orienta aos usuários SUS que precisam do remédio para retirá-lo em locais conveniados ao Programa Farmácia Popular do Brasil, ou procurar as equipes de Saúde da Família para reavaliar a prescrição e a possibilidade de indicação de outro medicamento.