Ouvindo...

Aeroporto Carlos Prates: veja como a PBH quer utilizar a área de 547 mil metros quadrados

Quarta-feira (31), representantes da prefeitura mostraram, a integrantes do governo Lula, o escopo do projeto sobre a destinação do antigo aeroporto

Prefeitura de BH faz marcações na pista do Aeroporto Carlos Prates para indicar desativação

A equipe do prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman (PSD) quer utilizar o terreno de 547 mil metros do Aeroporto Carlos Prates, na Região Noroeste de Belo Horizonte, para erguer um “novo bairro”. A administração municipal destaca a moradia popular como o maior foco. Na semana passada, a PBH apresentou, em reunião online, o pré-projeto aos técnicos da Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

Afinal, o que se sabe até agora sobre o projeto?

  • 2 mil moradias sociais;

  • Escola Municipal de Educação Infantil (Emei)

  • Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef)

  • Unidade Pronto Atendimento (UPA);

  • Centro de Saúde;

  • Parque;

  • Praça;

  • Centro Esportivo;

  • Comércio.

A administração municipal rejeitou a sugestão de construir um sambódromo no terreno do aeroporto. O Executivo considerou que a área utilizada seria muito grande e dificultaria a construção dos outros equipamentos prioritários no local.

De acordo com a assessora especial da PBH, Lidia Vasconcellos, todas as sugestões apresentadas pela comunidade em audiências públicas na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foram aceitas, com exceção do sambódromo.

“Era uma estrutura muito grande. Inclusive, pelo que eu soube, era uma estrutura que seria maior do que o sambódromo da Sapucaí, no Rio. Ocuparia quase a área toda do espaço. Por isso que ele foi descartado em detrimento de outras demandas que atenderiam um maior número de pessoas que participaram dessas reuniões de escuta”, disse ela em entrevista exclusiva à Itatiaia.

Pista desativada esta semana

O prazo para decolagens terminou na quarta-feira (31). Grande parte da estrutura que funcionava no local já foi desativada e retirada, e o prazo para retirada de mobiliário e encerramento de atividades administrativas termina em 30 de julho.

Leia mais:

Reunião em Brasília é próximo passo

Quarta-feira (31), representantes da prefeitura mostraram, a integrantes do governo Lula, o escopo do projeto sobre a destinação do antigo aeroporto. A apresentação oficial da proposta, contudo, vai acontecer na segunda-feira (5). As possibilidades serão apresentadas a Lúcio de Andrade, chefe da Secretaria do Patrimônio, durante encontro em Brasília (DF).

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.