Ouvindo...

Belo Horizonte abre novas vagas para castração de cães e gatos em junho; saiba como fazer

Serão oferecidas 4,4 mil vagas e o cadastro é 100% online

Serão oferecidas 4,4 mil vagas e cadastro é 100% online

Os tutores que quiserem castrar cães e gatos em Belo Horizonte devem fazer, a partir desta terça-feira (30), o cadastro e agendamento no portal da prefeitura. Serão oferecidas 4,4 mil vagas – número 10% superior às castrações realizadas até maio. Nos próximos meses, a capacidade chegará a 4,8 mil cirurgias, conforme previsão do município.

O aumento no número de vagas para castração de cães e gatos se deve, principalmente, a abertura do Centro de Esterilização de Cães e Gatos Venda Nova (CECG-VN), no bairro Mantiqueira. Para serem submetidos à cirurgia, os animais devem ter no mínimo 4 meses de idade e no máximo 8 anos. Os filhotes de gatos devem pesar mais de 1,5kg.

Sobre o número de vagas, que sempre se esgota rapidamente, a prefeitura explica que tem se estruturado para absorver a alta demanda.

“A inauguração do centro de esterilização, na Regional Venda Nova, é o início do processo, ainda desenvolvimento, de abertura de novas vagas que vai contar com o reforço na própria Regional Venda Nova. Além disso, haverá capacitação de uma segunda equipe contando com mais um cirurgião no local. Temos também a realização de cirurgias que acontecem fora da agenda que inclui as unidades móveis de esterilização animal que acabam percorrendo, de uma forma mais próxima, as diversas regionais do município levando o procedimento cirúrgico e facilitando o acesso da população”, explica o diretor de zoonoses da prefeitura Eduardo Viana.

A castração é um procedimento cirúrgico que envolve anestesia geral. Por isso, o animal precisa ser devidamente preparado, o que inclui jejum hídrico (8 horas) e alimentar (12 horas), indispensáveis para a segurança.

No dia marcado, o dono do animal deve permanecer na unidade até a alta.

Jornalista graduada em 2005 pelo Centro Universitário Newton Paiva, com experiência em rádio e televisão. Desde 2022 atua como repórter de cidades na Itatiaia.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.