Ouvindo...

Belo Horizonte abre novas vagas para castração de cães e gatos em junho; saiba como fazer

Serão oferecidas 4,4 mil vagas e o cadastro é 100% online

Serão oferecidas 4,4 mil vagas e cadastro é 100% online

Os tutores que quiserem castrar cães e gatos em Belo Horizonte devem fazer, a partir desta terça-feira (30), o cadastro e agendamento no portal da prefeitura. Serão oferecidas 4,4 mil vagas – número 10% superior às castrações realizadas até maio. Nos próximos meses, a capacidade chegará a 4,8 mil cirurgias, conforme previsão do município.

O aumento no número de vagas para castração de cães e gatos se deve, principalmente, a abertura do Centro de Esterilização de Cães e Gatos Venda Nova (CECG-VN), no bairro Mantiqueira. Para serem submetidos à cirurgia, os animais devem ter no mínimo 4 meses de idade e no máximo 8 anos. Os filhotes de gatos devem pesar mais de 1,5kg.

Sobre o número de vagas, que sempre se esgota rapidamente, a prefeitura explica que tem se estruturado para absorver a alta demanda.

“A inauguração do centro de esterilização, na Regional Venda Nova, é o início do processo, ainda desenvolvimento, de abertura de novas vagas que vai contar com o reforço na própria Regional Venda Nova. Além disso, haverá capacitação de uma segunda equipe contando com mais um cirurgião no local. Temos também a realização de cirurgias que acontecem fora da agenda que inclui as unidades móveis de esterilização animal que acabam percorrendo, de uma forma mais próxima, as diversas regionais do município levando o procedimento cirúrgico e facilitando o acesso da população”, explica o diretor de zoonoses da prefeitura Eduardo Viana.

A castração é um procedimento cirúrgico que envolve anestesia geral. Por isso, o animal precisa ser devidamente preparado, o que inclui jejum hídrico (8 horas) e alimentar (12 horas), indispensáveis para a segurança.

No dia marcado, o dono do animal deve permanecer na unidade até a alta.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.