Ouvindo...

Após reclamações, BH abre nova unidade para castração de animais: agendamento começa nesta terça (30)

Administração municipal amplia número de cirurgias gratuitas por mês; nova unidade fica em Venda Nova

BH mantém seis unidades de esterilização de cães e gatos

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) abre a agenda para castração gratuita de cães e gatos durante o mês de junho na próxima terça-feira (30), às 8h.

Com a inauguração do Centro de Esterilização de Cães e Gatos Venda Nova, no bairro Mantiqueira, a pasta ampliou a capacidade de 4 mil para 4,4 mil. Nos próximos meses, a PBH deve oferecer 4,8 mil cirurgias.

Em maio, em apenas duas horas, as vagas disponibilizadas foram preenchidas. Tutores que não conseguiram um horário reclamam que o site da prefeitura estava com problema desde o início da manhã, quando cadastro foi liberado.

Quando castrar

Para serem submetidos à cirurgia, os animais devem ter no mínimo 4 meses e no máximo 8 anos. Os filhotes de gatos devem pesar mais de 1,5kg. Antes da cirurgia é feita uma avaliação médica veterinária para identificar algum problema de saúde que impeça a sua realização.

“A castração é um procedimento cirúrgico que envolve anestesia geral. Por isso, o animal precisa ser devidamente preparado, o que inclui jejum hídrico (8 horas) e alimentar (12 horas), indispensáveis para a segurança”, informou a pasta.

No dia marcado para a castração, o dono do animal deve permanecer na unidade até a alta.

Mais informações sobre a castração de cães e gatos, além dos endereços das unidades de esterilização, podem ser conferidas no Portal da PBH.

Para serem submetidos à cirurgia, os animais devem ter no mínimo 4 meses de idade e no máximo 8 anos. Os filhotes de gatos devem pesar mais de 1,5kg. Antes da cirurgia é feita uma avaliação médica veterinária para identificar algum problema de saúde que impeça a sua realização.

A castração é um procedimento cirúrgico que envolve anestesia geral. Por isso, o animal precisa ser devidamente preparado, o que inclui jejum hídrico (8 horas) e alimentar (12 horas), indispensáveis para a segurança.

No dia marcado para a castração, o dono do animal deve permanecer na unidade até a alta.

Com o funcionamento do novo centro, a PBH mantém seis Unidades de Esterilização de Cães e Gatos que, juntas, realizam cerca de 25 mil cirurgias por ano.

Mais informações sobre a castração de cães e gatos, além dos endereços das unidades de esterilização, podem ser conferidas no Portal da PBH.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.