Ouvindo...

PBH abre agenda para castração gratuita de cães e gatos e vagas esgotam em duas horas

Tutores que não conseguiram se inscrever reclamam sobre erro em site da Prefeitura

Prefeitura libera quatro mil vagas para castrações por mês na capital

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu, na manhã desta quinta-feira (27), a agenda de maio para a castração gratuita de cães e gatos. Mas, elas já estão esgotadas. Em apenas duas horas, as quatro mil vagas disponibilizadas foram preenchidas. Tutores que não conseguiram um horário reclamam que o site da prefeitura estava com problema desde às 8h, quando cadastro foi liberado.

Quem não conseguiu se inscrever, deve aguardar a abertura da agenda de junho - prevista para o fim do mês que vêm. Frustrados, cidadãos reclamam que não conseguiram realizar o agendamento, mesmo acessando o site assim que as inscrições foram abertas.

A microempreendedora Patrícia Gomes relata o desespero para conseguir uma vaga. “Eu tenho 15 gatos e 9 cachorros em casa. Todos os gatinhos foram castrados, mas ainda faltam alguns cachorros. A minha ideia era castrar pelo menos o Luke, já que ele é único macho, para que não nasça outras ninhadas. Não tenho como ter mais um animal dentro de casa. Não tenho espaço, nem dinheiro para arcar com mais esse custo”, conta.

De acordo com a tutora, agendar a castração é uma tarefa difícil. “Já tem três meses que eu tento castrar o meu cachorro, mas até hoje não consegui. Eu acessei o site da prefeitura cedinho, assim que as vagas foram abertas, mas dava erro”, desabafa.

A Prefeitura informou, por meio de nota, que as vagas de maio foram esgotadas. O órgão disse que não registrou nenhum erro no site, mas confirma a alta demanda.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.