Agora no rádio...

Bastidores

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Saiba quem é o suspeito de matar médico a facadas em BH

Homem apontado como responsável pelo crime já foi dado como desaparecido em 2020 e teria um relacionamento da vítima; família pede justiça pela morte do médico

Vinicius Soares Garcia, de 31 anos, foi morto a facadas em seu apartamento no Centro de BH

O homem suspeito de matar o médico Vinicius Soares Garcia, de 31 anos, a facadas em um apartamento no Centro de Belo Horizonte, foi identificado como Vitor Dornas Ribas, de 30 anos. O nome do suspeito consta no boletim de ocorrência registrado no último sábado (22), data do crime.

Leia também: Mulher morre após complicações de cirurgia para colocar silicone em clínica do bairro de Lourdes, em BH

O nome do suspeito já esteve nas manchetes policiais em novembro de 2020, quando Ribas, então estudante de gastronomia, foi dado como desaparecido pela família. Ele deveria ir para a casa dos pais, mas acabou não chegando ao local. Três dias depois, o jovem foi encontrado. À época, a família preferiu não entrar em detalhes, informando que Ribas estava bem e que seu carro foi encontrado em Barão de Cocais, a quase 100 km de Belo Horizonte.

Em conversa com a Itatiaia, a irmã da vítima, Ângela Garcia, lamentou a morte do médico e deu detalhes sobre a relação entre a vítima e o suspeito. Segundo ela, os dois teriam um relacionamento.

“Ele já estava em um relacionamento com esse garoto (Ribas). Inclusive ele esteve em uma chamada de vídeo com uma tia nossa. Estava no apartamento, muito tranquilo, e conversou com essa nossa tia. Eles iriam inclusive nessa semana visitar meus pais que não estão morando em BH.”

Durante a entrevista, a irmã da vítima disse que o suspeito teria saído do apartamento por volta das 4h20 da manhã e alegado estar em um surto psicótico, tendo procurado o consultório de um psiquiatra logo depois e, na sequência, sendo internado no Hospital André Luiz. Segundo Ângela, a PM só teria sido acionada após as 16h.

Ângela conta que, até o momento, só teve acesso às informações que constam no boletim de ocorrência. Ela relembra o histórico de sucesso do médico e torce para que a perícia criminal prove que o médico foi assassinado.

“Meu irmão foi vítima de um crime bárbaro. Ele não pode falar, mas o assassino pode. Meu irmão era médico, pesquisador, tinha acabado de chegar de Florianópolis, onde apresentou cinco artigos científicos em um Congresso Internacional. Um jovem de 31 anos com uma carreira brilhante, um futuro brilhante.”

Entenda o caso

O médico Vinícius Soares Garcia, de 31 anos, foi morto a facadas dentro do apartamento onde morava, no Centro de Belo Horizonte, durante a tarde do último sábado (22). O suspeito do crime, Vitor Dornas Ribas de 30, está internado, sob escolta policial, no Hospital Psiquiátrico André Luiz, também na capital mineira.

Em nota, a Polícia Civil informou que o suspeito teve a prisão em flagrante efetuada e será levado para o sistema prisional após ter alta médica. O caso será investigado pelo Departamento Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Cursou jornalismo no Unileste - Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais. Em 2009, começou a estagiar na Rádio Itatiaia do Vale do Aço, fazendo a cobertura de cidades. Em 2012 se mudou para a Itatiaia Belo Horizonte. Na rádio de Minas, faz parte do time de cobertura policial - sua grande paixão - e integra a equipe do programa ‘Observatório Feminino’.