Ouvindo...

Detran mudará atendimento a pessoas com deficiência para local sem acessibilidade, reclamam usuários

Seção de Exames Especiais funcionará no Centro de BH; PCDs reclamam da falta de acessibilidade no novo endereço

Público reclama da falta de acessibilidade da unidade Santos Dumont do Detran-MG

Os atendimentos médicos e psicológicos para Pessoas com Deficiência (PCDs) estão suspensos há uma semana no Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) em Belo Horizonte. O órgão organiza a mudança de endereço do setor. Mas a novidade não foi bem recebida pelos cidadãos, que denunciam a falta de acessibilidade do novo local.

Atualmente, a Seção de Exames Especiais está localizada na Rua Bernardo Guimarães, no Funcionários, região Centro-Sul de BH. Segundo o Detran, o departamento será transferido para um outro prédio do órgão, na Avenida Santos Dumont, no centro da capital, em frente a uma ciclovia e à pista exclusiva do Move.

De acordo com o despachante Jackson de Oliveira, a mudança pode prejudicar a locomoção do público atendido. Segundo ele, por se tratar de um corredor de ônibus, a Avenida Santos Dumont não possui acessibilidade, especialmente para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

“Na Santos Dumont não tem onde parar o carro para que uma pessoa com deficiência possa desembarcar. Tem apenas um estacionamento pago. Então, o cidadão precisa arcar com mais esse custo”, disse.

Jackson é PCD e auxilia outros com deficiência a obter a isenção de impostos ao comprarem um veículo, benefício garantido por lei. Ele conta que vários clientes também reclamam da interrupção do atendimento.

“Muita gente comentou que teve a consulta cancelada. O Detran em BH atende todos os PCDs de Minas Gerais. O que já é absurdo, pois pessoas do interior precisam vir até aqui para fazer a avaliação médica”, desabafa.

Posicionamento do Detran-MG

O Detran-MG confirmou, por meio de nota, a troca de endereço da Seção de Exames Especiais e informou que a interrupção dos atendimentos aconteceu para que o órgão organizasse a transferência.

Segundo a instituição, o serviço será retomado na próxima semana, mas ainda na Bernardo Guimarães. Os exames continuam no endereço atual até que os trâmites necessários para que os atendimentos ocorram na Avenida Santos Dumont sejam concluídos.

Em relação aos reagendamentos, o órgão confirmou que todos os cidadãos com exames agendados serão comunicados sobre as novas datas. O Detran-MG não comentou as reclamações sobre a falta de acessibilidade.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.