As condições dos ônibus da capital mineira são a principal queixa dos usuários do transporte público na cidade. É o que revela um relatório sobre o desempenho do transporte coletivo, divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nessa terça-feira (18). Entre as principais reclamações registradas pela BHTrans estão o mau funcionamento do ar-condicionado (7%) e o estado de conservação do veículo (7%).
A pesquisa é referente à liberação da parcela final do subsídio municipal às concessionárias prestadoras de serviço de transporte público em Belo Horizonte. O nono e último estudo fez um balanço do transporte coletivo da capital de julho de 2022 a março deste ano.
Durante o período analisado, o relatório revelou que as empresas de ônibus receberam do município R$ 221.332.455,74 referentes ao transporte convencional e R$ 11 milhões ao suplementar. Em janeiro de 2023, o valor do subsídio foi pago de forma parcial, em razão do descumprimento de condicionantes legais, previstas na Lei 11.367/2022 e no Decreto 18.022/2022.
Com o fim do subsídio, as empresas de ônibus de BH acionaram a justiça para garantir o
Veja a lista das maiores queixas dos usuários:
Funcionamento do Ar-condicionado - 7%
Estado de Conservação do Veículo - 7%
Descumprimento de Itinerário - 5%
Condução Inadequada - 3%
Tempo de Espera - 3%
Reclamação do Quadro de Horário - 1%
Layout do Veículo - 1%
Descumprimento do Quadro de Horário do Suplementar - 1%
Acessibilidade - 1%
Comportamento Inadequado do Motorista;/Agente de Bordo x Idoso - 1%
A passageira Marilene Ferreira reclama do estado dos veículos que operam a linha 4801 (Boa vista/Jardim Filadélfia). “O ônibus sempre chega atrasado e com defeito. Hoje, a porta da frente do ônibus não abria e os passageiros tiveram que entrar pela porta do meio. É um absurdo o estado de conservação dos ônibus da linha 4801", desabafou.
As queixas podem ser registradas através da internet – pelo WhatsApp (31) 98472-5715, ou pelo aplicativo BH Digital.
(Sob supervisão de Lara Alves)