Ouvindo...

Condições precárias dos ônibus de BH lideram lista de reclamações

Empresas de transporte coletivo de Belo Horizonte receberam mais de R$ 230 milhões de subsídio

Condições dos ônibus de BH somam 14% das reclamações na BHTrans

As condições dos ônibus da capital mineira são a principal queixa dos usuários do transporte público na cidade. É o que revela um relatório sobre o desempenho do transporte coletivo, divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nessa terça-feira (18). Entre as principais reclamações registradas pela BHTrans estão o mau funcionamento do ar-condicionado (7%) e o estado de conservação do veículo (7%).

A pesquisa é referente à liberação da parcela final do subsídio municipal às concessionárias prestadoras de serviço de transporte público em Belo Horizonte. O nono e último estudo fez um balanço do transporte coletivo da capital de julho de 2022 a março deste ano.

Durante o período analisado, o relatório revelou que as empresas de ônibus receberam do município R$ 221.332.455,74 referentes ao transporte convencional e R$ 11 milhões ao suplementar. Em janeiro de 2023, o valor do subsídio foi pago de forma parcial, em razão do descumprimento de condicionantes legais, previstas na Lei 11.367/2022 e no Decreto 18.022/2022.

Com o fim do subsídio, as empresas de ônibus de BH acionaram a justiça para garantir o aumento do preço da passagem de R$ 4,50 para R$ 6,90 - o equivalente a 53%. A 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública Municipal da capital chegou a determinar o reajuste, mas o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou o cancelamento do aumento, no dia 5 de abril, em resposta à um recurso apresentado pela Prefeitura.

Veja a lista das maiores queixas dos usuários:
  • Funcionamento do Ar-condicionado - 7%

  • Estado de Conservação do Veículo - 7%

  • Descumprimento de Itinerário - 5%

  • Condução Inadequada - 3%

  • Tempo de Espera - 3%

  • Reclamação do Quadro de Horário - 1%

  • Layout do Veículo - 1%

  • Descumprimento do Quadro de Horário do Suplementar - 1%

  • Acessibilidade - 1%

  • Comportamento Inadequado do Motorista;/Agente de Bordo x Idoso - 1%

A passageira Marilene Ferreira reclama do estado dos veículos que operam a linha 4801 (Boa vista/Jardim Filadélfia). “O ônibus sempre chega atrasado e com defeito. Hoje, a porta da frente do ônibus não abria e os passageiros tiveram que entrar pela porta do meio. É um absurdo o estado de conservação dos ônibus da linha 4801", desabafou.

As queixas podem ser registradas através da internet – pelo WhatsApp (31) 98472-5715, ou pelo aplicativo BH Digital.

(Sob supervisão de Lara Alves)

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.